domingo, 11 de janeiro de 2015

2 Pedro 1:4

2 Pedro 1:4 - Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
PELAS QUAIS ELE. O autor se refere à glória e a virtude de Cristo, Pelas quais ele nos chamou. E esta glória de Cristo a qual se refere o escritor, diz respeito à forma como o Cristo de Deus foi exaltado à destra de Deus nas maiores alturas. Sua virtude, que é a mesma coisa que seu poder, pode ser visto durante o seu ministério, pela realização dos seus milagres, pela prodigalização dos seus feitos poderosos e pela sua ressurreição dentre os mortos, como Senhor da ressurreição e da vida. Quanto à palavra “ele” diz respeito ao Filho de Deus, ele que é o nosso Deus e Salvador, que com sua graça nos chamou para a vida e vida com abundância. Ele que com sua obra redentora, nos direciona rumo à salvação e vida eterna, mediante o seu evangelho.

NOS TEM DADO GRANDÍSSIMAS E PRECIOSAS PROMESSAS. A partir do momento da vitória de Cristo em prol da sua igreja, os céus se abriram para os remidos, por isso que se diz no evangelho que fomos alcançados com toda sorte de bênçãos espirituais, nos lugares celestiais. A obra perfeita de Cristo pela sua igreja veio carregada de todas as promessas de grandíssimas riquezas e bênçãos da parte do nosso Deus para a nossa alma. Essas promessas são preciosíssimas porque são mais valiosas do que tudo que há neste mundo. As riquezas desta vida terrena são passageiras e temporais, mas as heranças e os galardões dos remidos em Cristo são eternos e muito valiosos. Cristo nos promete a posse destas bênçãos eternas.

PARA QUE POR ELAS FIQUEIS PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA. As escrituras no seu começo nos ensinam de que fomos criados a imagem e semelhança de Deus, conforme Gênesis 1:26-27 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Já na mensagem do evangelho de Cristo Jesus aprendemos que estamos sendo transformados na imagem de Cristo 2 Coríntios 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. Esta é uma tese realista da promessa de Deus para os remidos.

HAVENDO ESCAPADO DA CORRUPÇÃO. O escritor ver o mundo com o seu sistema profano como algo maléfico e perigoso para a igreja do Senhor Jesus. Algo que prejudica a nossa comunhão com Deus e que nos afasta do reino de Cristo. Ao se converter das trevas para a luz do evangelho de Cristo o remido esta escapando de algo que é nocivo a sua alma. Quando o autor fala sobre a corrupção do mundo, ele esta se referindo à forma como as coisas desta vida são degradantes e o quanto elas procuram tirar os seres humanos dos planos de Deus, que é comunhão plena com o Criador, e por fim, a promessa de salvação e vida eterna, o alvo de nossa existência.

QUE PELA CONCUPISCÊNCIA HÁ NO MUNDO. Estas concupiscências que há no mundo, dizem respeito aos vícios mais vis que o homem natural tende a seguir, quando não é guiado pelo Espírito de Deus. São as concupiscências da carne, a soberba da vida e a perversão da natureza humana para a vida de incredulidade e rebelião, contra o Criador e os seus planos, que são os melhores para os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...