segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:7

2 Pedro 2:7 - E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis.
E LIVROU. O livramento sobre o qual o autor descreve se encontra em Gênesis 19:15-17 - E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. Deus deu livramento a Ló e a sua família com ele.

O JUSTO. Na antiga dispensação era diferente o conceito de Justo em comparação com o tempo da nova aliança da graça de Deus com a humanidade por meio de Cristo Jesus, único mediador entre Deus e os homens. Na nova dispensação é justo todo aquele que aceita a redenção em Cristo Jesus e passa a ser justificado diante da justiça divina, mediante a expiação já realizada de forma perfeita pelo Filho de Deus. Já na antiga dispensação ser justo era de fato viver de conformidade com os mandamentos de Deus e ter aliança com o Deus Criador. Ló vivia completamente diferente dos homens ímpios de Sodoma e Gomorra, isso porque ele era um homem correto e bom em seus procedimentos para com Deus e para com os homens.

LÓ. O que se sabe sobre este homem é que, ele viveu por volta de mil e novecentos anos antes de Cristo, e que era filho do irmão mais jovem de Abraão chamado Harã, portanto, ele era sobrinho do patriarca Abraão, mas que também podia ser chamado de filho de criação, a quem o patriarca devotava grande amor e consideração. A tradição judaica afirma de que ele nasceu em Ur dos caldeus, mas posteriormente sua família migrou para a terra de Canaã, passando a viver mais ao oeste de onde procediam seus antepassados. Ao que tudo indica Harã veio a falecer ainda bem jovem e Ló ficou órfão de Pai. Como Abraão ainda não tinha filhos, então Ló passou a ser cuido e protegido pelo seu tio Abraão, que era como um pai para ele.

ENFADADO DA VIDA DISSOLUTA. Por conta de uma certa discórdia entre Abraão e seu sobrinho Ló, os dois tiveram que se separarem mais tarde, em que o jovem Ló escolheu migrar para as bandas das planícies do Jordão, que era uma terra boa (Gênesis 13:7-12). No entanto, depois de se estabelecer naquelas cercanias viu Ló que os moradores daquele lugar eram homens ímpios e repugnantes. Gênesis 13:13 - Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor. Com isso o justo Ló, que era diferente dos moradores daquele lugar, se sentia angustiado por ver o modo de vida depravado em que viviam os moradores daquele lugar.

DOS HOMENS ABOMINÁVEIS. O texto que já citamos, nos diz que os moradores de Sodoma e Gomorra eram maus e pecadores contra o Senhor. O que prevalecia naquelas cidades, que eram ao todo cinco, era a maldade, a desobediência contra Deus e a rebelião obstinada contra o Criador. O homossexualismo era algo aceitável como normal e incentivado a ser praticado como virtude, coisa que as Santas Escrituras, que representam a vontade de Deus, reprovam como algo repugnante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...