quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:15

2 Pedro 2:15 - Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça.
OS QUAIS. Pedro se refere aos judaizantes que estavam fazendo missões negativas no meio da cristandade, somente para lhes confundir a fé, usando a lei e os escritos religiosos dos antepassados para fazerem com que os cristãos se desviassem do cristianismo. Como também o apóstolo descreve sobre os falsos mestres gnósticos e os místicos das religiões naturais e pagãs, que se infiltravam no meio dos cristãos para por meio de suas filosofias levarem os cristãos menos esclarecidos a seguirem suas heresias. Nos tempos da igreja primitiva se levantaram muitos hereges para prejudicar a igreja.

DEIXANDO O CAMINHO DIREITO. Ao que tudo indica estes hereges, apostataram da fé cristã, retornaram a suas antigas religiões, e agora estavam a serviço da rebeldia, tentando levar os cristãos aos caminhos da desobediência ao evangelho. O caminho direito é o caminho das boas novas de Cristo e da nova aliança de Deus para com a humanidade por meio de Cristo. O caminho correto, de conformidade com o cristianismo fundado por Cristo é tudo aquilo que faz parte da dispensação da graça, incluindo os ensinos deixados por Cristo e os escritos do Cânon neotestamentário.

ERRARAM. Estes hereges erraram, quando deixaram de seguir os ensinos do evangelho da verdade para se aplicarem na defesa dos falsos ensinos dos homens. A legislação mosaica já não tinha mais os mesmos efeitos, depois da nova aliança de Deus por meio de Cristo. Nem as ideologias religiosas dos gnósticos serviam aos cristãos, porque as boas novas da nova dispensação da graça, a tudo isso supera. Tentar desviar os seguidores de Cristo para o paganismo era o grande erro dos hereges obstinados.

SEGUINDO O CAMINHO. Os filhos da maldição (conforme o texto anterior) deixaram de seguir o bom caminho de Cristo para apostatarem por um caminho de heresias e de rebelião contra os ensinos de Cristo. Abandonaram o caminho da verdade pelas veredas do engano e da mentira. Deram prioridade aos seus interesses gananciosos e das falsas religiões, em vez de seguires os passos do Mestre e os seus ensinos.

DE BALAÃO, FILHO DE BEOR. Os capítulos 22-23 de Números conta a história desta personagem bíblica, que de início era um servo de Deus, e que até certo ponto tinha o respeito do povo por ser um representante do Senhor, mas que se vendeu para tirar proveito econômico, com o dom que Deus lhe tinha outorgado. Esse é o tipo de pessoa que vendo o que não é seu, as virtudes espirituais não são de quem as possuem.

QUE AMOU O PRÊMIO DA INJUSTIÇA. Essa é uma expressão que representa muito bem as ações dos profissionais do evangelho, quem praticam a venda das indulgências, que é justamente a venda dos supostos serviços prestados a Deus ou ao próximo, é a cobrança pelos serviços religiosos de qualquer espécie. Quando na verdade, o que fizermos pela obra de Deus ou a serviço do nosso próximo, deve ser feito por amor e não esperando receber qualquer tipo de recompensa financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...