terça-feira, 20 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:8

2 Pedro 2:8 - (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, vendo e ouvindo sobre as suas obras injustas).
PORQUE ESTE JUSTO. Ló é chamado de justo, não porque ele era perfeito, mas porque ele viviam pela fé no Deus que fez céus e a terra. Era um homem diferente dos demais cidadãos daquelas cidades, porque ele procurava de todas as formas fazer a vontade de Deus e se esforçava para agradar ao Criador. Era um homem que temia a Deus, uma vez que era consciente de que tinha responsabilidades com o Deus Onisciente que sabe de tudo, sobre todos. Seus caminhos eram retos diante de Deus, suas palavras eram edificantes e seus pensamentos justos perante a face de Deus.

HABITAVA ENTRE ELES. É bem provável que Ló já havia se arrependido de ter escolhido este lugar para morar, porque via que os seus habitantes se tornaram abomináveis diante de Deus. Ele morava naquele lugar, mas seu desejo era não participar de nada do que os moradores de Sodoma e Gomorra praticavam. Ele se sentia como um peixe fora d´água, até porque, não concordava com nada, do que os moradores daquele lugar viviam fazendo. Morar ali era uma situação constrangedora para ele.

AFLIGIA TODOS OS DIAS. Essa frase descreve sobre as angustias porque passava a alma do justo Ló naquela cidade. Sua alma se sentia muito triste por não poder mudar aquela situação, vendo e ouvindo coisas horríveis dos seus conhecidos, dos seus vizinhos e quem sabe até dos amigos, mas ele se sentia impotente, porque os moradores daquele lugar estavam dominados pela carnalidade e devassidão da vida. Certamente Ló fazia sacrifícios de jejum e orações por aquele povo para que se convertessem.

A SUA ALMA JUSTA. Quando se fala sobre “alma”, muitas vezes dentro do conteúdo das Sagradas Escrituras está se escrevendo sobre a vida. Ló tinha uma vida de piedade e dedicação às coisas de Deus. Defendia as coisas corretas e lutava para que o seu próximo buscasse a Deus. Seu testemunho era o exemplo de alguém que renuncia as coisas do mundo buscando agradar ao Criador. Sua espiritualidade era de quem buscava desenvolver seus dons no trato com a vontade de Deus. Ter uma alma justa é não fazer o que quer, mas procurar dentro do possível agradar a Deus.

VENDO E OUVINDO. Não tinha como Ló fechar os olhos para tudo que acontecia em Sodoma e Gomorra, até porque por todas as partes daquelas cidades prevaleciam as aberrações e as imoralidades morais. Certamente as palavras dos moradores daquelas cidades eram de blasfêmias contra as dignidades celestiais, contra os bons costumes e também contra tudo que representa ter uma boa reputação e ética.

SOBRE AS SUAS OBRAS INJUSTAS. Estas obras injustas a que se refere o autor, dizem respeito ao modo de vida a que se submetiam prazeirosamente os moradores daquele lugar. Eram injustos consigo mesmo, porque suas obras prejudicavam suas próprias almas, eram injustos em seus comportamentos com o próximo e principalmente com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...