segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

2 Pedro 1:20

2 Pedro 1:20 - Sabendo primeiramente isto: Que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
SABENDO PRIMEIRAMENTE ISTO. O autor continua em sua defesa a respeito do valor que se deve dar as profecias das Sagradas Escrituras dos hebreus, principalmente as que diziam respeito ao Messias. Enquanto Jesus estava presente na terra ele procurou ser o cumprimento de tais profecias e pôs em prática tudo aquilo que a seu respeito já estava prometido por Deus, mesmo antes da sua vinda. Depois da morte, ressurreição e ascensão de Cristo, os seus representantes contavam com o seu testemunho, e com as profecias comparativas de que Jesus era realmente o Messias. A igreja de Cristo acreditava, mas nem Israel e nem o mundo aceitavam estas verdades.

QUE NENHUMA. Pedro fez muitas incursões missionárias, porem, foi em seu próprio país que ele exerceu plenamente o seu ministério. Certamente os seus ensinos em sua maior parte foram transmitidos para Judeus, convertidos ou não ao cristianismo. Com isto, ele tanto pregava, como estava escrevendo para leitores que conheciam as profecias messiânicas. Porque de princípio, a grande esperança messiânica foi dada para Israel, como não reconheceram em Jesus o Messias, passou para a igreja de Cristo. De forma que o autor defende a veracidade de todas as profecias sobre Cristo.

PROFECIA. Deus é Espírito, mas como Criador que se importa e intervém na história da humanidade, ele estabelece comunicação com os homens para expressar suas vontades. Nestes atos de comunicação entre Deus e os seres humanos ele usa seus profetas para falar o que há de acontecer, imediatamente, a médio ou longo prazo. A comunicação da mensagem de Deus por meio dos seus profetas é que se dar o nome de profecia. Geralmente a profecia é escatológica porque nela Deus revela o que há de acontecer, antes do anunciado ser feito. Somente Deus pode fazer isso.

DA ESCRITURA. Na época em que Pedro escreveu esta sua epístola, era grande a quantidade de escrituras ditas de cunho religioso. No entanto, nem toda a literatura religiosa era considerada por Israel e pelos líderes da igreja como sendo profética. Mas todas as que foram reconhecidas como inspiradas por Deus mediante o seu Santo Espírito eram dignas de total confiança. É tanto que passaram a ser universalmente reconhecidas como sendo as Sagradas Escrituras, o que nós temos hoje como bíblia sagrada. Seleção de escritos inspirados por Deus para a igreja.

É DE PARTICULAR. Todos aqueles que têm o Espírito Santo, possui a capacidade de compreender a mensagem bíblica de Deus. Percebe-se que a maioria dos chamados líderes religiosos tentam monopolizarem a interpretação das Escrituras, como se fossem mais iluminados do que os demais membros do corpo de Cristo. Ledo engano, porque o nobre escritor desta carta ensina o contrário. Quem é de Cristo sabe de tudo.

INTERPRETAÇÃO. A sabedoria científica, como acúmulo de conhecimentos é para os que buscam com mais empenho estudar e obter conhecimentos. No reino de Deus é diferente, porque o desvendar dos mistérios do evangelho é dado como dom da parte de Deus para aqueles que caem na graça do Senhor. A mensagem central ou Cristocêntrica do evangelho é compreendida por todos os seguidores de Cristo por meio da revelação do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...