quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:9

2 Pedro 2:9 - Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados.
ASSIM SABE O SENHOR LIVRAR. Este texto traz um ressumo das três advertências que o autor vinha dando aos seus leitores, principalmente para aqueles que se debandam para o caminho da heresia e da rebeldia, contra a vontade de Deus. No caso do castigo dos moradores de Sodoma e Gomorra, que foi o último exemplo dado pelo escritor, ele mostrou que Deus deu livramento a Ló e a sua família, porque ele era justo aos seus olhos. Deus livra o justo do perigo e das provações. O Senhor acampa o seu anjo ao redor dos que o temem e os livra (Salmos 34:7). Essa é a promessa de Deus.

DA TENTAÇÃO. Neste caso, esta palavra significa dizer: Provação, teste, perigo, castigo, juízo e etc. No caso de Ló, Deus estava a todo o momento ajudando a ele, no sentido de livrá-lo de incorrer nos mesmos erros dos moradores daqueles cidades. No meio de uma sociedade corrompida, ninguém consegue ser fiel aos mandamentos do Senhor, se não vier ajuda da parte do Espírito de Deus. Como também está claro de que foi Deus quem livrou ao ser servo Ló do castigo imposto contras os moradores daqueles cidades.

OS PIEDOSOS. Neste caso, piedosos não quer dizer, alguém que dá esmolas aos pobres e aos necessitados. Mas, dentro deste texto, esta palavra que dizer: alguém que serve fielmente a Deus e executa a sua vontade. Piedoso neste caso também não quer dizer alguém que é devoto de sua religião, mas sim, alguém que busca o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima como prioridade. Piedoso neste caso é alguém que aos olhos de Deus é justo e temente ao Criador.

E RESERVA OS INJUSTOS. No entanto, ao contrário dos justos, Deus reserva os injustos para o castigo e para o juízo. Os injustos dentro da mensagem do evangelho quer dizer, todos aqueles que vivem alienados do seu Criador, vivendo para si mesmo e para o mundanismo. Os injustos são aqueles que se mantêm na incredulidade e na rebelião contra Deus e os seus mandamentos. Os injustos neste caso, são todos aqueles que mesmo conhecendo a verdade, procuram se debandarem para a apostasia, e que seguem as heresias das mentes cauterizadas para o mau e as trevas.

PARA O DIA DO JUÍZO. Este dia do juízo tem vários significado, porque se aplica de forma diferente para cada caso. Quando aplicado ao diabo e os seus demônios, se deu quando da precipitação das regiões celestes e no juízo final. No caso do tempo de Noé, descreve sobre o dilúvio. E em se tratando dos moradores de Sodoma e Gomorra, fala sobre o dia em que aquelas cidades foram destruídas pelo Senhor.

PARA SEREM CASTIGADOS. Em cada caso citado nos exemplos dados pelo escritor, percebe-se que houve penalidades para os que se rebelaram contra a vontade de Deus. Da mesma forma, serão castigados, tanto nesta vida, quanto e principalmente na futura, todos aqueles que se desviarem da verdade do evangelho para as heresias pela rebelião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...