sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:17

2 Pedro 2:17 - Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva.
ESTES. O autor se refere aos que vendem os seus dons por vantagens financeiras, como foi o caso de Balaão, que esperando receber sua recompensa do rei Balaque, queria servir de tropeço para o povo de Deus. Como também se refere a todos aqueles que no tempo da igreja primitiva buscavam tirar proveito econômico dos cristãos, vendendo a palavra do evangelho. Pode-se dizer que também diz respeito aqueles que nos dias de hoje praticam a venda das indulgências, ou seja, aqueles que pregam, cantam, oram ou fazem qualquer serviço religioso por dinheiro ou recompensas.

SÃO FONTES SEM ÁGUA. Todos aqueles que fazem as coisas, em ativismo religioso, com segundas intensões para tirar proveito pessoal, pela exploração do seu próximo, são comparados a uma fonte sem água. A fonte só tem valor se dela jorrar o precioso líquido que mata a sede dos que a procuram. Se a fonte não tem água, não terá nenhum valor. Assim são aqueles que procuram vender as coisas de Deus, suas palavras são sem efeito benéfico na vida das pessoas, e em nada edificam.

NUVENS LEVADAS PELA FORÇA DOS VENTOS. Essas nuvens sobre as quais são citadas pelo escritor, dizem respeito às nuvens vazias, que não contem água em suas composições. As nuvens carregadas de partículas de água são pesadas, portanto, difíceis de serem carregadas pelo vento, com isso, ela se demora mais em sua trajetória e cumpre o papel em molhar a terra. Já as nuvens vazias, são lançadas de um lado para outro pela força do vento e nada de cair uma gota se quer de água. Ninguém deve esperar nada dos profissionais do evangelho, porque são como nuvens vazias.

PARA OS QUAIS. Para os quais, quem? Para os que deviam usar os dons e seu ministério para glória de Deus, mas são dominados pela ganância e faz do evangelho negócio. Para os mercenários, que muitas vezes estão cuidando do rebanho, mas não por amor, porem, para ganhar dinheiro com o comercio da fé. As reprimendas seguintes são para os que visam lucros financeiros com o ativismo religioso. Estes picaretas não ficarão impunes pelas suas explorações da fé alheia.

A ESCURIDÃO DAS TREVAS. Esta é uma expressão do evangelho para representar a condenação e a segunda morte, em que os que dela forem participantes serão lançados no lago de fogo e enxofre. Estes serão banidos definitivamente da luz e das beneficências do Criador, porque optaram espontaneamente pela perdição e ruína. A escuridão e as trevas já dizem tudo sobre o estado em que serão submetidos os mercenários e todos aqueles usam os dons e os ministérios para ganharem dinheiro.

ETERNAMENTE SE RESERVA. Esta frase descreve sobre o tempo em que ficarão presos na escuridão das trevas os hereges que deixam de fazer a vontade de Deus, no exercício dos dons e dos ministérios. Nunca mais sairão do abismo e da perdição. Aqueles que fazem da obra de Deus o comercio da fé, precisam refletir sobre o que diz a palavra de Deus, e antes que seja tarde demais deixarem de ser mercenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...