domingo, 11 de janeiro de 2015

2 Pedro 1:3

2 Pedro 1:3 - Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude.
VISTO COMO O SEU DIVINO PODER. O autor tinha destacado a importância do conhecimento de Deus e de Cristo, para se alcançar o alvo mesmo da nossa existência, que é um final feliz, sendo absorvido pela salvação e vida eterna. Mas, neste ponto, o escritor mostra como opera este conhecimento de Deus e de Cristo, para o nosso benefício imediato, ainda nesta vida presente, com a esperança de coisas maiores e melhores na vida futura. Nisto tudo está incluso o divino poder de Cristo Jesus o Senhor e Salvador. Antes, Pedro já havia tocado no ponto da divindade de Cristo, e agora, ele nos faz saber, que divino também é o poder do Cristo de Deus Pai.

NOS DEU TUDO O QUE DIZ RESPEITO A VIDA E PIEDADE. A vinda do Messias de Deus com a missão de transmitir todas as bênçãos celestiais para os remidos, não foi somente em demonstração pessoal de poder e virtude. Mas, o Cristo de Deus e da igreja veio nos outorgar e compartilhar com os salvos suas virtudes também. Esta vida, que é o principal, que o Senhor Jesus nos presenteou, foi justamente a vida espiritual, quando do novo nascimento, que nos tornou em novas criaturas para o reino de Deus. E a vida de piedade, diz respeito ao modo de vida cristã que nos é proposta a levar de forma digna na presença de Deus e para com o nosso próximo. Portanto, tudo depende da operosidade da virtude de Cristo em nossas vidas.

PELO CONHECIMENTO DAQUELE. Todos aqueles que conhecem o teor da mensagem da legislação mosaica sabem que a antiga aliança de Deus era nacionalista, ou seja, exclusiva com Israel. Mas a nova aliança de Deus por meio de Cristo é universal e individual, com qualquer pessoa que conhecendo a missão de Cristo e os muitos benefícios que ela trouxe para a humanidade, e aceitam a mensagem do evangelho, como sendo a nova aliança da graça divina para salvação dos remidos. “Daquele” diz respeito a Cristo Jesus, o Salvador, que se manifestou para trazer a esperança para os gentios, e para todos aqueles que desejarem atender o chamado de Deus para a vida plena.

QUE NOS CHAMOU. Há um mistério entre Cristo e os que são remidos. Quando se olha pela visão do evangelho da nova aliança, também se pode sustentar ou defender a tese de uma predestinação, pela chamada divina de Cristo para os eleitos de Deus. Foi o próprio Jesus quem falou: João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei. Efésios 1:5 -E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. Pode-se ver ainda em (Romanos 8:29-30), que trata mais ainda sobre este tema.

PELA SUA GLÓRIA E VIRTUDE. A nossa chamada da parte de Cristo, pelo seu poder e glória para a vida e para a disposição em servi-lo, vem justamente pela eficácia da virtude de Cristo que opera favoravelmente em nossa direção. Com isto, entende-se que não adianta resistir à chamada de Cristo, porque ela se torna irrecusável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...