quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Filipenses 1:15-16

Filipenses 1:15-16 - Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.
NA VERDADE É QUE TAMBÉM ALGUNS PREGAM A CRISTO. Paulo entra em uma polêmica bíblica que ressoa até nos dias atuais e escreve sobre o modo como as pessoas pregam sobre Cristo. É preciso se perguntar os motivos porque os pregadores usam do evangelho do Senhor Jesus. Se é para o crescimento do reino de Cristo ou é por outros interesses. Porque a pessoa pode estar pregando sobre Cristo, mas no fundo no fundo o objetivo é tirar proveito do evangelho do Senhor. Quem ouve os pregadores destes últimos dias deve ter cuidado para não ser enganado pelos profissionais do evangelho, que pregam a Cristo de forma interesseira.

POR INVEJA E PORFIA. Os profissionais do evangelho que estão a serviço de uma placa denominacional e não do reino de Deus, muitas vezes fazem suas campanhas evangelísticas com o intuito de encherem seus templos de prosélitos, com o objetivo de demonstrar para as outras denominações que a maior e mais poderosa e a sua igreja. E a palavra “porfia” quer dizer contenda. Na verdade existe nos dias atuais muita concorrência entre aqueles que pregam a palavra de Deus, uns querendo ser melhores que os outros, assim procedem movidos pelo sentimento de inveja e porfia.

MAS OUTROS DE BOA VONTADE. No entanto, nem toda a massa é podre, até porque existem aqueles que pregam a palavra de Deus com o único desejo de que vidas sejam libertas com a mensagem poderosa do evangelho de Cristo Jesus. Estes são aqueles que pregam a palavra por amor e não como mercenários que buscam ganhar dinheiro pregando o evangelho da nova aliança. Estes são aqueles que pregam sem segundas intenções, porque o seu objetivo é apenas anunciar a Cristo e o seu reino.

UNS NA VERDADE ANUNCIAM A CRISTO POR CONTENÇÃO NÃO PURAMENTE. Nem todos que pregam a palavra de Deus, assim o fazem de maneira pura e verdadeira. Existem milhares dos supostos pregadores do evangelho, que fazem do dom da palavra uma profissão e não uma missão em anunciar as boas novas do evangelho gracioso do Cristo crucificado. Esta palavra escrita por Paulo “contenção” diz respeito aqueles que pregam o evangelho para dele tirar proveito próprio. Sãos os que querem se tornar famosos como pregadores ou que cobram para pregar o evangelho. Pregar o evangelho não puramente é tentar passar para a igreja que é um pregador da palavra, mas na verdade é um enganador, porque não prega por amor ao evangelho, mas sim ao dinheiro.

JULGANDO ACRESCENTAR AFLIÇÃO ÀS MINHAS PRISÕES. Além de estar preso por pregar de forma pura o evangelho de Cristo, Paulo se sentia aflito por ver que os falsos pregadores agiam livremente procurando enganar a igreja. Sobre as prisões do apóstolo ficamos sabendo que ele foi preso em Jerusalém, em Cesaréia, em Éfeso e em Roma. Não se sabe ao certo de onde o apóstolo escreveu está epístola aos Filipenses, pode ter sido de Cesaréia ou de Éfeso e mais provavelmente de Roma, onde foi o seu último encarceramento. Agora, como prisioneiro de Cristo e por pregar o evangelho das boas novas, não tinha como combater pessoalmente nas igrejas estes falsários do evangelho. Mas por carta alertava aos cristãos sobre a existência deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...