quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Filipenses 1:8-9

Filipenses 1:8-9 - Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo. E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento.
PORQUE DEUS ME É TESTEMUNHA. O apóstolo invoca como sua testemunha o Deus que tudo ver e o mesmo que tudo conhece. Com isto ele desejava transmitir segurança aos seus leitores de que o que estava dizendo era a mais pura realidade. Observa-se que Paulo era um homem de Deus que sempre colocava o Senhor em primeiro lugar em sua vida e em tudo que fazia e dizia. Com isso a sua mensagem chegava aos seus leitores com total segurança de que o missionário estava fazendo uma declaração acima de qualquer dúvida, porque testificava a verdade, Deus sendo sua testemunha.

DAS SAUDADES QUE DE TODOS VÓS TENHO. Quem não já ouviu ou leu a seguinte frase: Quem pensa que a distancia faz esquecer, se esquece que a saudade faz lembrar. Paulo estava um pouco distante no corpo, mas bem presente com a igreja de Cristo que estava na cidade de Filipos. Esta é mais uma das diversas declarações de amor fraternal de Paulo aos seus filhos e filhas na fé. Sentir saudade de alguém é na realidade um sinal mais que evidente de que aquela pessoa é importante para nós. Um pouco antes, neste mesmo capítulo Paulo diz que carrega a todos no coração.

EM ENTRANHÁVEL AFEIÇÃO. Certamente os leitores de Paulo mais sensíveis na cidade de Filipos devem ter ficado emocionados com tais declarações do apóstolo. Era efetivamente enorme o amor fraternal que o missionário sentia por todos os seguidores de Cristo naquele lugar. Este é o amor que deve haver entre os membros do corpo de Cristo. O reino de Cristo é 50% para Deus e 50% para o nosso próximo. Cristo Disse: Amarás pois o Senhor teu Deus e o teu próximo como a ti mesmo. O coração de Paulo transbordava de amor e saudade dos cristãos de Filipos.

EM JESUS CRISTO. Esta saudade e este amor fraternal nas entranhas de Paulo pela igreja de Cristo que estava na cidade de Filipos eram em Jesus Cristo. Jesus “O Cristo”. O Jesus histórico, também chamado de Nazareno, o filho do Carpinteiro e de Maria. É o mesmo Messias, de quem falaram os profetas e as Escrituras do Velho Testamento. Jesus é o nome próprio e podemos dizer que Cristo e o adjetivo que fala de suas qualidades e principalmente de sua missão, porque Cristo quer dizer o enviado, ou ungido de Deus para executar o plano da salvação. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e o sobrenome Cristo fala de quem Jesus de Nazaré realmente é. Ele é o Messias de Deus, o Emanuel, que é Deus conosco.

E PEÇO ISTO: QUE O VOSSO AMOR CRESÇA MAIS E MAIS EM CIÊNCIA E EM CONHECIMENTO. Certamente Paulo se refere neste ponto de seu escrito ao amor ágape e ao amor phileo. O amor ágape é o amor que Deus tem por nós e o amor que devemos dedicar e oferecer ao nosso Deus. Já o amor phileo diz respeito ao amor que devemos ter para com os nossos familiares, e amigos, como também ao nosso semelhante. Além do amor a Deus e ao nosso semelhante, Paulo pede que cresçamos também no amor a ciência e no conhecimento. Com isso entende-se que o cristão ao se converter ele não deixa de ser também um cidadão da terra. Portanto, ele precisa continuar em suas atividades normais do dia a dia, buscando crescer em tudo que há de bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...