quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Filipenses 1:25-26

Filipenses 1:25-26 - E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé. Para que a vossa glória cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha nova ida a vós.
E TENDO ESTA CONFIANÇA. Paulo se refere a sua confiança em Deus, que mais uma vez faria sua defesa perante as autoridades, das acusações que lhe imputavam. E com isso, teria mais tempo para continuar fazendo a sua obra de realizar missões e pregar os ensinos de Deus para edificação das igrejas que ele fundou. Como ele próprio escreveu: Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar entre vos para dar mais frutos da minha obra. O apóstolo tinha um amor muito grande pela comunidade cristã de Filipos, assim como pelas demais igrejas fundadas por ele.

SEI QUE FICAREI, E PERMANECEREI COM TODOS VÓS. Nos textos anteriores deste mesmo capítulo, o escritor demonstrava uma certa dúvida sobre que achava melhor partir e estar com o Senhor. Mas agora, ele retoma seu ânimo, no sentido de ter a esperança de sair da prisão e voltar a visitar e conviver com os cristãos de Filipos. Certamente sua fé foi ativa pela confiança de que tinha testemunho suficiente para convencer as autoridades que ia lhe julgar para que os tais lhe absorvessem das acusações que lhe eram impostas. Seu destino estava nas mãos do Senhor.

PARA PROVEITO VOSSO. Assim como o apóstolo tinha sido muito importante para levar as boas novas do evangelho de Cristo naquela cidade. Como também tinha sido usado por Deus para fundar aquela comunidade cristã e fazer com que se firmassem na fé em Cristo. Paulo neste momento se sente otimista o suficiente para ainda em breve se fazer útil entre os que consideravam serem seus filhos e filhas na fé. O apóstolo só achava necessário ficar nesta terra mais um pouco se fosse ser proveitoso.

E GOZO NA FÉ. Trocar uma vida atribulada e cheia de perseguições como era a do apóstolo por uma vida de sossego com Cristo nas mansões celestes, só valia a pena para Paulo se isso resultasse em bons frutos para a igreja de Cristo. Pela fé que possuía e pela esperança que tinha, de morrer e estar com Cristo, só valeria a pena ficar neste mundo, se isto resultasse em proveito e edificação na vida daqueles que ele tinha ajudado a levar ao encontro com Cristo Jesus, o Salvador da humanidade.

PARA QUE A VOSSA GLÓRIA CRESÇA. Numa visão de liberdade do encarceramento em que se encontrava e já se vendo entre os cristãos de Filipos, o apóstolo deslumbrava ser útil entre eles para lhes ensinarem os desígnios de Deus e produzir crescimento espiritual naquela igreja. O que Paulo desejava era estar entre os irmãos e vê-los cheios da glória de Deus. Se desenvolvendo no conhecimento do Senhor e crescendo na sabedoria de Deus, isso era a alegria e o gozo maior do apóstolo.

POR MIM EM CRISTO JESUS, PELA MINHA NOVA IDA A VÓS. Esse crescimento da glória de Deus na vida dos cristãos de Filipos, Paulo desejava ser participante. Mas era consciente de que isso só era possível mediante Cristo Jesus. Por isto que, a Escritura afirma de que, Cristo é tudo em todos. Quando Paulo declara: "Pela minha nova ida a vos", ele está sendo positivista de que, mais uma vez o seu Deus o livraria da prisão e da morte. Tudo isto impulsionado pelo amor que tinha pela igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...