sábado, 7 de fevereiro de 2015

2 Pedro 3:3

2 Pedro 3:3 - Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências.
SABENDO PRIMEIRO ISTO. Um dos objetivos primordiais da escrita desta epístola de Pedro era justamente para alertar aos seus leitores sobre os fatos que estavam ocorrendo em seu próprio tempo, como também dar um vislumbre sobre o que já estava previsto acontecer a partir de então, até os últimos dias. Esta carta serviu na época como a revelação escatológica de mistérios revelados no túnel dos fatos futuros, mas que já de antemão estavam sendo repassado para a igreja primitiva. Como diz a verdade bíblica, Deus não faz nada, sem antes revelar seus mistérios aos seus servos, por meio dos seus profetas. A igreja precisava saber destas verdades.

QUE NOS ÚLTIMOS DIAS. Podemos dizer que, o autor desta carta se refere ao seu próprio tempo, como sendo estes últimos dias. Isso porque para a igreja de Cristo, os últimos dias, diziam respeito aos dias que antecedem a volta de Cristo para arrebatar a sua igreja. Como a igreja primitiva não sabia sobre o hiato de tempo, entre a ascensão de Cristo e sua volta para buscar os remidos, então, Pedro falava sobre seu próprio tempo como sendo os últimos dias. No entanto, esta mesma palavra se aplica muito bem aos dias atuais, em que os sinais nos mostram que Cristo em breve voltará. De forma que, mais do que nunca, nós estamos vivenciando estes últimos dias da igreja de Cristo na terra.

VIRÃO ESCARNECEDORES. Em se tratando do tempo em que o apóstolo escreveu esta missiva, ele se refere aos judaizantes que perturbavam a igreja de Cristo, tentando deter o crescimento do cristianismo, como também ele descreve sobre os falsos mestres gnósticos, que com suas filosofias religiosas buscavam transtornar o evangelho de Cristo. Em fim, ele também escreve neste ponto sobre os líderes das religiões de mistérios e das seitas pagãs que rondavam o arraial dos cristãos para confundir a mente dos mais débeis na fé, e os desviarem do evangelho da graça. Estes escarnecedores também atuam nos dias de hoje, para prejudicar a igreja de Cristo.

ANDANDO SEGUNDO. Esta é uma figura de linguagem para representar o modo de vida dos opositores do evangelho de Cristo e os seus intentos maléficos de procurarem prejudicar a marcha da igreja do Senhor Jesus. Os judaizantes fizerem de tudo para que o cristianismo não nascesse nem se desenvolvesse nos seus começos. Com a conversão ao cristianismo das massas, as religiões pagãs perderam seus adeptos e com isso lutavam e investiam pesado para trazerem de volta os seguidores de suas antigas religiões. Porem, eles mesmos eram escravos da corrupção do mundo.

AS SUAS PRÓPRIAS CONCUPISCÊNCIAS. Todos quantos se convertem verdadeiramente ao cristianismo passam a ser diferentes, não porem, melhores dos que os outros. Diferentes, porque não andam mais segundo os desejos da carne, mas sim pela direção do Espírito de Deus. Enquanto que, os incrédulos e os que não são seguidores de Cristo, vivem sem limites para as concupiscências da carne e do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...