sábado, 14 de fevereiro de 2015

2 Pedro 3:9

2 Pedro 3:9 - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
O SENHOR NÃO RETARDA. O calendário de realizações de Deus não é igual ao calendário dos seres humanos. Os homens se programam de conformidade com as horas, dias, semanas, meses, anos, décadas e até uma geração. No entanto, como Deus não se molda aos ditames temporais dos seres humanos, ele age quando quer e como quer. O que podemos assegurar é que, o Senhor cumprirá o seu cronograma de realizações conforme o que ele mesmo tem determinado em sua presciência. O fato é que, tudo que Deus já tem previsto que haverá de acontecer, se cumprirá.

A SUA PROMESSA. Essas promessas a que se refere o autor dizem respeito às profecias já vaticinadas por Deus por meio dos seus profetas, e tudo aquilo que Cristo falou sobre os fins dos tempos e as coisas que os escritures do Novo Testamento escreveram sobre a escatologia dos últimos dias. Estas predições eram conhecidas da igreja primitiva, assim como estão claras e patentes ao nosso entendimento nestes dias atuais. Deus não antecipa nem retarda o seu programa de feitos sobre a terra para atender aos caprichos humanos. No tempo certo, que é o tempo de Deus, ele vai executar suas promessas de fazer cumprir fielmente suas determinações.

AINDA QUE ALGUNS A TÊM POR TARDIA. Estes “alguns” a que se refere o autor, não se tratam dos fieis seguidores do reino de Cristo. Mas dizem respeito aos ímpios e incrédulos que teimavam em se opor ao evangelho de Cristo e a palavra de Deus falada e escrita pelos profetas do Senhor. Como também e principalmente os falsos mestres judaizantes e gnósticos, que buscavam a todo custo, confundir a mente dos mais fracos na fé, com suas heresias contraditórias as tradições do cristianismo.

MAS É LONGÂNIMO PARA CONOSCO. O porquê das promessas de castigar a terra e os seus moradores ainda não se terem cumprido, é porque o Senhor é longânimo para com o seu povo, esperando que os escolhidos venham a se adequarem as doutrinas do evangelho da verdade, para escaparem das coisas terríveis que estão prevista para acontecer sobre a terra e este mundo hostil dos ateus e perversos. O Senhor é cheio de amor e compaixão para com sua igreja e para com suas criaturas também.

NÃO QUERENDO QUE ALGUNS SE PERCAM. Deus criou o homem com livre arbítrio para fazer suas escolhas e até mesmo aqueles que são chamados pelo Senhor pode rejeitar o plano da salvação em Cristo Jesus, o Redentor e Salvador. Esperando que os eleitos correspondam a escolha divina, o Senhor ainda não pôs em ação a destruição prevista para a terra e os que nela habitam. O Senhor não deseja que os seus escolhidos venham a passar polo juízo pelo qual este mundo terá que experimentar.

SENÃO QUE TODOS VENHAM A ARREPENDER-SE. Estes “todos”, não quer dizer que todos os seres humanos venham a se converter ao cristianismo, mas dizem respeito aos eleitos de Deus para a salvação em Cristo Jesus. O Senhor aguarda que os “chamados para fora” se tornem em novas criaturas, mediante o novo nascimento, pelo processo do arrependimento e regeneração de vida, e isso está sendo feito pelo Espírito de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...