terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

2 Pedro 3:18

2 Pedro 3:18 – Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
ANTES, CRESCEI NA GRAÇA. Em vez de serem arrastados pelos ventos das heresias, transmitidas pelos opositores do cristianismo, os seguidores de Cristo precisam mesmo é crescer na graça de Cristo. E crescer nesta graça é se esforçar ao máximo e se dedicar tanto quanto for possível para agradar aquele que nos chamou para seu reino e glória. Todos aqueles que se consideram discípulos de Cristo, devem renunciar as coisas do mundo para fazer e executar a vontade do seu Senhor e Salvador Jesus Cristo. É preciso dizer: não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim.

E CONHECIMENTO DE NOSSO SENHOR. Com o surgimento do cristianismo na terra, as demais religiões passaram a se envolver em ativismo frenético para não perderem seus prosélitos para a nova religião fundada por Cristo. O judaísmo, o gnosticismo, os seitas heréticas, as religiões místicas e culturais perderam muitos dos seus adeptos, com isso tentavam a todo custo reverter o quadro e reaver o prejuízo. Enquanto isso, o evangelho, que é tudo aquele que diz respeito a Cristo, se expandia cada vez mais. É a isso que o escritor chama de conhecimento de Cristo. É a nova aliança de Deus com a igreja remida de Cristo.

E SALVADOR, JESUS CRISTO. O próprio nome “Jesus”, quer dizer: Salvador (Mateus 1:21). Jesus é o Salvador porque ele era o Messias de Deus que se manifestou na terra para salvar o seu povo dos seus pecados. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, que representa o Emanuel do Antigo Testamento, ou seja, Deus que se fez homem e habitou entre nós. Já o sobrenome Cristo, envolve a missão redentora do Messias de Deus na terra. Escrever sobre o Cristo de Deus é descrever sobre a redenção da humanidade, e sobre a expiação pelos nossos pecados.

A ELE SEJA DADA GLÓRIA. A Cristo Jesus nosso Salvador, seja dada glória. Nenhum dos seres humanos que nasceu, viveu e morreu na terra é digno desta glória devida ao Cristo, Filho de Deus. Ele é digno desta glória, porque recebeu de Deus, tamanha honra e louvor, por ter se prontificado a redimir a criação por inteira. Os benefícios da redenção realizada por Jesus Cristo atingiu não somente os seres humanos, mas toda a criação, isso porque, não fora o sacrifício do Cordeiro de Deus, todo o Cosmo, ou seja, o universo já teria sido destruído, Isso em justa recompensa, pela rebelião cósmica.

ASSIM AGORA. Com sua missão perfeita cumprida fielmente diante dos homens e diante de Deus, Cristo Jesus, nosso Salvador, se tornou digno de receber da sua igreja, do mundo e até do inferno, essa glória citada pelo autor, desta belíssima carta. Paulo escrevendo a igreja de Filipos ele descreveu justamente sobre isso. Todos os joelhos se dobrarão e toda língua confessá que Cristo é o Senhor para glória de Deis Pai.

COMO NO DIA DA ETERNIDADE. AMÉM. Certamente o apóstolo está se referindo a eternidade futura de todas as coisas. Este dia da eternidade, conforme o pensamento de muitos comentaristas bíblicos tem início com o arrebatamento da igreja de Cristo, que será a inauguração de uma nova dimensão de vida, a vida eterna para os salvos e remidos por Cristo. Este “Amém” usado neste ponto pelo escritor, se refere a conclusão desta carta, como também representa a aprovação de Cristo Jesus, que é o amém de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...