quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Filipenses 1:23-24

Filipenses 1:23-24 - Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.
DE AMBOS OS LADOS ESTOU EM APERTO. Paulo se refere ao que tinha descrevido anteriormente ao dizer que, não sabia se era melhor morrer e está com Cristo ou ficar vivo para dar mais frutos no evangelho. O fato de o apóstolo afirmar que estava em aperto, diz respeito a sua decisão em se defender como das outras vezes perante as autoridades, ou deixar que as coisas transcorressem normalmente, e o intento dos seus opositores se concretizassem, que era na realidade tirar-lhe a vida. De ambos os lado ele ainda não havia se decidido o que fazer. Era um momento de dúvida.

TENDO DESEJO DE PARTIR. Paulo era consciente do que já havia feito em prol do reino de Deus, e estava certo de que tinha feito o que foi possível fazer. Poucos dos líderes da igreja primitiva fizeram tanto quanto o apóstolo realizou pelo evangelho do Senhor Jesus. Com isso, ele estava convicto de que, se partisse para estar com Cristo, seria mais conveniente para ele. Tinha fé de que seu galardão estava guardado nas mansões celestiais. Vivia cheio de esperança de que se morresse naquele momento a graça de Cristo o transportaria para o reino dos céus.

E ESTAR COM CRISTO. Este “estar com Cristo” é morrer e ter o privilégio de subir para Cristo, em vez de descer para o lugar de sofrimento. Pode até ser que o apóstolo estivesse pensando na promessa feita por Cristo em João 14:1-3 - Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Essa é a nossa grande esperança.

PORQUE ISTO É AINDA MELHOR. Não há como comparar as bênçãos que os remidos irão desfrutar na vida eterna com Cristo, com as coisas desta vida. Esta vida terrena por melhor que seja sempre surgem os problemas e as dificuldades, e a cada dia um novo desafio a ser enfrentado. Mas, conforme as Escrituras, a vida eterna com Cristo será sem contrariedades, com plena paz e absoluto sossego. Lá não haverá nenhum tipo de necessidade, porque Cristo será tudo em todos. Maranata, ora, vem Senhor Jesus.

MAS JULGO MAIS NECESSÁRIO. Nisto percebe-se o grande amor que o apóstolo tinha pela obra de Deus e pelos seus filhos e filhas na fé. A história do cristianismo nos revela que Paulo dedicou mais de trinta anos de sua vida as atividades em prol do reino de Deus, depois de sua conversão ao evangelho. Certamente neste momento uma luz ilumina a mente do apóstolo lhe indicando de que sua missão ainda não havia terminado. E há quem diga que ele ainda viveu algum tempo fazendo missões.

POR AMOR A VÓS, FICAR NA CARNE. Mas uma vez nesta sua epístola, o apóstolo se refere ao seu amor pelos cristãos de Filipos. Este amor foi quem o levou a desejar ficar um pouco mais na terra para desfrutar da comunhão com as igrejas que ele fundou com seu trabalho missionário. O “ficar na carne” a que se refere Paulo, diz respeito a permanecer neste mundo, e continuar fazendo a obra de Deus na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...