quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Filipenses 1:21-22

Filipenses 1:21-22 - Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.
PORQUE PARA MIM. Como a igreja de Cristo que estava em Filipos era muito querida por Paulo, ele mais uma vez dilata seu coração para revelar os seus sentimentos pessoais e o que ele achava da situação em que estava enfrentando. Somente para pessoas de muita confiança é que relatamos nossos pensamentos mais confidenciais, como foi no caso de Paulo, ele confiava na igreja de Filipos para quem estava escrevendo sobre sua vida pessoal, porque sabia de que encontraria apoio nela.

O VIVER É CRISTO. Ao ler esta frase notável do grande apóstolo, não tem como não citar Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Porque para mim, o viver é Cristo. O cristão verdadeiro não vive mais para o mundo, nem para os outros e nem para si mesmo, ele vive para Cristo. Em outra parte dos seus escritos Paulo escreveu: Procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo (Gálatas 1:10). Viver para Cristo é ser verdadeiramente seu discípulo.

E O MORRER E GANHO. Este aprisionamento enfrentado por Paulo era tão difícil, que ele próprio não sabia se realmente saia dessa vivo ou morto. Mas, para ele não tinha importância, tanto fazia sobreviver, como morrer pela causa do evangelho. Por que Paulo diz que para ele o morrer é ganho? Porque ele sabia do que já havia feito em prol do evangelho, como também tinha a esperança de que ao partir desta terra para a outra vida, Cristo usaria de misericórdia e de sua graça para lhe dar a vida eterna.

MAS SE O VIVER NA CARNE. Este viver na carne a que se refere o apóstolo diz respeito à vida no corpo, ou seja, esta vida que vivemos aqui na terra, não quer dizer viver nas obras da carne, as quais ele combateu em (Gálatas 5:19-21). Paulo está tratando nesta frase de sua vida como missionário que era do reino de Cristo e propagador das boas novas da dispensação da graça em Cristo.

ME DER FRUTO. Este fruto ao qual Paulo escreve, diz respeito ao resultado dos seus trabalhos missionários em prol do reino de Cristo, como também dos seus ensinos nas igrejas para edificar o povo de Deus, assim bem como de suas pregações sobre a defesa que fazia de ser Jesus de Nazaré o Messias enviado de Deus para implantar a nova aliança do Senhor com a humanidade.

DA MINHA OBRA. Qual era a obra de Paulo? Quando Cristo o chamou para ser um missionário do seu reino, Paulo passou pouco mais de três anos entre Damasco e o deserto da Arábia, se preparando para a grande obra a que ele passaria a executar a partir de então. Começou por revelação divina a fazer sua obra missionária e a pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido.

NÃO SEI ENTÃO O QUE DEVA ESCOLHER. Esta expressão da parte do apóstolo é que ele possivelmente estava para ser julgado. Onde podia se defender como das outras vezes, ou não convencer as autoridades e ser morto em breve pelo evangelho da verdade de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...