domingo, 8 de fevereiro de 2015

2 Pedro 3:4

2 Pedro 3:4 - E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
DIZENDO. O autor começa se reportando sobre os discursos dos escarnecedores, aqueles que zombavam dos cristãos primitivos, principalmente dos apóstolos de Cristo e dos seus ensinos. Os opositores do evangelho de Cristo e os que lutavam para derrotar o cristianismo faziam de tudo e andavam por todos os lugares tentando desmoralizar a esperança da igreja de Cristo. Armavam-se com seus discursos inflamados para tentarem distorcer aos ensinos transmitidos pelo próprio Cristo, quanto a sua vinda, como buscavam colocar em cheque os ensinos dos apóstolos.

ONDE ESTÁ A PROMESSA. A grande esperança da igreja primitiva era na volta eminente de Cristo para buscar os remidos. Os cristãos viviam sob pressão da sociedade, dos judaizantes, dos falsos mestres gnósticos, dos hereges e do império romano, de forma que o desejo de cada seguidor de Cristo era deixar esta terra e se mudar definitivamente para a Jerusalém celestial por meio do arrebatamento. Essa promessa foi feita pelo próprio Cristo, em várias ocasiões, e confirmada pelas pregações dos apóstolos e escritos do Novo Testamento. Essa era a grande esperança.

DA SUA VINDA? Essa vinda pode ser vista de duas maneiras. A primeira, a vinda de Cristo para arrebatar a sua igreja que ele resgatou com o seu sacrifício expiador. segunda diz respeito a expectativa da vinda de Deus para julgar os seus inimigos e todos aqueles que se levantam contra os seus planos e programa de realizações. Como nem uma coisa nem outra ainda havia acontecido, os inimigos do evangelho escarneciam e zombavam dos cristãos, chamando essas de promessas falsas.

PORQUE DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM. Os hereges que procuravam confundir a mente dos cristãos e que tentavam transtornar a mensagem do evangelho eram sagazes em passar em rosto dos apóstolos e dos seguidores de Cristo, que muitos já haviam morrido, sem, no entanto, ver o cumprimento da promessa da vinda de Cristo. Estes escarnecedores buscavam tirar a credibilidade da mensagem do evangelho, procurando apagar dos corações dos cristãos sua grande esperança, que era justamente participar do arrebatamento, saindo da terra e indo morar com Cristo.

TODAS AS COISAS PERMANECEM. Os opositores do evangelho defendiam a tese de que Deus criou o universo, mas que abandonou a sua criação a própria sorte. Tentando tirar a fé e as convicções dos seguidores de Cristo, os hereges afirmavam de que Deus não intervém nos acontecimentos deste mundo e que todas as coisas acontecem naturalmente. Buscavam mostrar aos convertidos ao cristianismo de que as leis naturais é que regem os acontecimentos e que todas as coisas criadas permanecem inalteradas desde o princípio do mundo.

COMO DESDE O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO. Mostravam os montes, os rios e a natureza e perguntavam para os cristãos: Desde que vocês nasceram mudou alguma coisa? Então, desde que mundo é mundo, que todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação, diziam eles para confundir a mente dos menos esclarecidos. Com isso procuravam convencer os cristãos de que, Jesus não voltaria jamais ao planeta terra para arrebatar os seus escolhidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...