quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Filipesnses 1:14

Filipenses 1:14 - E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.
MUITOS DOS IRMÃOS. Quando Paulo usa a palavra “muitos” nos dá a entender que nem todos os cristãos de Filipos seguiam os seus ensinos. Verdade é que o líder não tem como agradar a todos, ao ponto de ser unanimidade onde lidera. Alguns comentaristas bíblicos chegam a identificar nesta expressão do apóstolo um certo tom de crítica da parte de Paulo aos seus opositores naquela comunidade Cristã. Todavia, é mais justo afirmar de que nem todos tem o dom da palavra, por isso que Muitos e não todos, tomando ânimo com as prisões de Paulo é que pregavam.

NO SENHOR. Muitos irmãos no Senhor. O evangelho nos ensina de que ao recebermos a Cristo adquirimos o direito de sermos feitos filhos de Deus. João 1:12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Com isto, passamos a fazer parte da família de Deus e consequentemente irmãos uns dos outros. No Senhor: Se refere ao Senhorio de Cristo que é salientado em toda a extensão do Novo Testamento. Confirmado de forma direta em Filipenses 2:11 - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Cristo é Rei dos reis e Senhor dos senhores.

TOMANDO ÂNIMO. A sobrevivência, o crescimento e a expansão do cristianismo é um mistério de Deus. A morte do seu líder maior, Jesus de Nazaré foi à tentativa de deter a nova dispensação de Deus com a humanidade. Com a morte de Cristo, ai que o cristianismo tomou desenvoltura e crescimento, até porque Cristo veio para os seus e concentrou suas atividades em Israel. Mas depois, quanto mais se perseguiam os cristãos, mais eles se fortaleciam na fé. E tomavam ânimo para pregar a palavra. Foi assim em todo o tempo da igreja primitiva e durante o ministério de Paulo.

COM AS MINHAS PRISÕES. Conforme os relatos bíblicos com sugestões das traições cristãs, Paulo sofreu aprisionamento em Jerusalém, em Cesaréia, em Roma e em Éfeso. Não se sabe ao certo de onde o apóstolo escreveu está epístola aos Filipenses pode ter sido de Cesaréia ou de Éfeso e mais provavelmente de Roma, onde foi o seu último encarceramento. Por isso que é sustentada a tese pelos comentaristas bíblicos de que Paulo, depois de Cristo, tenha sido o líder da igreja primitiva, mais perseguido por causa do evangelho. Razão porque se tornou prisioneiro de Cristo ou por Cristo.

OUSAM FALAR A PALAVRA. Estas prisões de Paulo por causa de sua apologia que fazia de “Jesus de Nazaré” como sendo o Messias de Deus prometido nas Escrituras. Não desestimulou os cristãos de Filipos, no sentido de que se calassem para não pregar mais o evangelho do Senhor Jesus. Pelo contrário, agora era que os seguidores de Cristo na cidade de Filipos se sentiam estimulados a anunciarem as boas novas de salvação em Cristo. E faziam isto com toda ousadia de Deus.

MAIS CONFIADAMENTE SEM TEMOR. Com a prisão e morte de alguns líderes do cristianismo primitivo criou-se o sentimento de que seria privilégio sofrer pelo nome de Cristo. E muitos, até certo ponto, se sentiram motivados a se transformarem em mártir do cristianismo. Quase todos os líderes foram mortos por amor a Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...