quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Filipenses 1:19

Filipenses 1:19 - Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo.
PORQUE SEI. Pelos relatos que Paulo vinha escrevendo, podemos conjecturar de que, haviam na igreja de Filipos opositores ao ministério do apóstolo. E é mais que evidente de que eram os falsos pregadores que anunciavam o evangelho por contendas, porfia, contenção, por inveja, não puramente e por fingimento. Estes, na ausência de Paulo tentavam desfazer o que o apóstolo tinha feito pelo evangelho na comunidade cristã que estava na cidade de Filipos. Mas, Paulo sabia que os cristãos verdadeiros estavam orando e intercedendo por ele, a fim de que Deus lhe ajudasse.

QUE DISTO. Disto o que? Por meio das orações dos seus filhos e filhas na fé que estavam em Filipos. Por intermédio da intercessão dos verdadeiros cristãos que conheciam o trabalho realizado pelo apóstolo em prol da igreja de Filipos e para o crescimento do evangelho naquele lugar. Esta é conhecida como a epístola da prisão em que, o apóstolo escreveu quando estava preso, provavelmente em Roma. E ele fala justamente da importância das orações da igreja em seu favor.

ME RESULTARÁ SALVAÇÃO. A tradução correta desta frase é: Me resultará em livramento. A palavra “salvação” em muitos casos na bíblia é usada em termos de “livramento”, diferente da designação “vida eterna”. Boa parte dos comentaristas bíblicos concordam de que haviam rumores de que o apóstolo seria executado em breve por causa das suas atividades em prol do evangelho e em sua defesa de que, Jesus de Nazaré era o Messias de Deus, prometido nas Sagradas Escrituras.

PELA VOSSA ORAÇÃO. Descobrimos neste particular, o quanto é importante à oração intercessória de uns pelos outros. O apóstolo estava enfrentando um dos piores momentos de sua trajetória, como missionário do reino de Cristo, e era o momento de solicitar dos seus filhos e filhas na fé a oração em seu favor. Até porque, ele sabia de que pela oração da igreja, Deus podia mudar aquela situação. A Escritura afirma que, a oração do justo pode muito em seus efeitos. Imagine uma igreja toda orando em favor de uma causa. Acontecesse o que fosse, mas Paulo estava seguro de sua fé.

E PELO SOCORRO DO ESPÍRITO. Tendo destacado a importância da oração de intercessão da igreja de Filipos em seu favor, ao mesmo tempo em que solicitava dos irmãos que orassem por ele. Agora o apóstolo busca destacar a importância do socorro prestado pelo Espírito Santo em sua vida. Isto é realmente uma grande dádiva da parte de Deus, na vida de todo cristão verdadeiro, a presença do Consolador amado.

DE JESUS CRISTO. O Espírito de Jesus Cristo, a que se refere o escritor, diz respeito ao mesmo Espírito de Deus. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, e quer dizer: Aquele que veio para salvar. E Cristo quer dizer, ungido de Deus ou enviado de Deus, para executar ou implantar a nova aliança da graça de Deus com a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...