quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Filipenses 1:12

Filipenses 1:12 - E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho.
E QUERO, IRMÃOS. Tendo concluído as suas saudações iniciais, Paulo começa então a entrar no âmago do motivo de sua missiva a igreja que estava na cidade de Filipos. Fornecendo aos cristãos daquela cidade as informações sobre o seu estado de aprisionamento e encarceramento por causa do evangelho e os resultados destes problemas que ele teve que enfrenar. Era, portanto, o seu desejo que os irmãos, assim como ele os chama, ficassem por dentro dos fatos que lhe envolviam.

QUE SAIBAIS. A cidade de Filipos no tocante a sua importância para o cristianismo primitivo funcionou como uma porta de entrada para a Europa. E Paulo como um missionário enviado de Cristo aos gentios foi o responsável pela fundação da igreja cristã naquela cidade. Mas agora, Paulo estava em outra parte, talvez em Roma, como prisioneiro de Cristo, por causa do evangelho que pregava. No entanto, ele tanto procurava saber o estado em que se encontrava a igreja em Filipos, como também fazia questão em mantê-los bem informados de sua situação.

QUE AS COISAS. Tanto os Judeus conservadores da legislação mosaica, quanto e principalmente o império romano, pretendiam destruir a nova fé que estava surgindo com impacto poderoso na vida das pessoas. E como Paulo era o espalhador desta nova fé, pregando sobre uma nova aliança de Deus com os homens por intermédio de Cristo. Ele era o algo principal a ser perseguido por estas duas forças contrárias ao evangelho, os judeus e os romanos. Muitas coisas lhe aconteceram.

QUE ME ACONTECERAM. Estas coisas que aconteceram com Paulo envolviam as tribulações, perseguições e prisões que ele estava enfrentando neste momento da sua missão. Há quem afirme dentre os comentaristas bíblicos de que o apóstolo já estava certo de que chegara aos momentos finais de sua missão como enviado de Cristo aos gentios. Se é verdade que o local deste aprisionamento de Paulo era mesmo o de Roma, então, estava consumado sua carreira como missionário cristão.

CONTRIBUÍRAM. Paulo retarda só um pouquinho a revelação de que se encontrava preso, o que ele faz no texto seguinte, para agora, em meio à tempestade dizer que sempre há bonança para o barco em que Cristo se encontra. Mesmo passando os piores momentos de sua missão como servo de Cristo, ele busca tirar o positivo em meio ao negativo. Isso ao afirmar que, mesmo sendo perseguido e preso, mas até isto contribuiu para o proveito do evangelho. Isso é puro positivismo cristão.

PARA MAIOR PROVEITO DO EVANGELHO. Nem tudo estar perdido. Temos o exemplo de Cristo, como fundador do cristianismo, que mesmo tendo que enfrentar tanta oposição dos Judeus e autoridades romanas. Mesmo tendo que enfrentar uma crucificação dolorosa e uma morte injusta, foi tudo para o bem da humanidade. Com Paulo não era diferente, as suas tribulações, perseguições e prisões tinham proveito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...