quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Filipenses 2:1

Filipenses 2:1 - Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões.
PORTANTO, SE HÁ ALGUM CONFORTO. Esta expressão usada pelo autor se trata da forma em que somos consolados, apoiados, e encorajados pelo Senhor Jesus Cristo. Conforme a história e as tradições do cristianismo, ficamos sabendo que a igreja de Filipos foi uma das mais perseguida, neste mesmo tempo, em que Paulo escrevia esta carta. De maneira que, o escritor faz a colocação exata de palavras, que expressam a ajuda da parte de Cristo, o seu apoio neste momento de perseguição, e o seu encorajamento para vencer as lutas e as dificuldades que a igreja estava passando.

EM CRISTO. Escrever sobre Cristo é descrever sobre a missão perfeita realizada pelo Messias de Deus em cumprimento as promessas feitas pelo Deus eterno, em todo o arcabouço das antigas literaturas religiosas dos Judeus. O que os cristãos de Filipos estavam atravessando em termos de perseguição e opressão, não representava nem a sobra do que o Cordeiro de Deus teve que enfrentar pelos seus escolhidos. O exemplo de Cristo sobre tudo que ele teve que passar de sofrimentos, servia de consolo para os seus seguidores que estava tento o privilégio de experimentarem um pouquinho das provações difíceis que o Filho de Deus passou em nosso lugar.

SE ALGUMA CONSOLAÇÃO DE AMOR. Quando os seguidores do reino de Deus estavam sendo perseguidos lembravam de que muito mais sofreu o Salvador, Jesus Cristo, em sua morte expiatória em prol dos remidos. Com isso os cristãos de Filipos e a igreja de Cristo recebe força e conforto para continuar na luta, em defesa do evangelho e por seguirem ao Mestre, Jesus de Nazaré. Essa consolação comparativa entre os sofrimentos dos cristãos e o que Cristo teve que enfrentar para remir os salvos, servia de força e motivação para não negarem o nome de Cristo e o seu evangelho. Este amor era mútuo entre Cristo e os seus seguidores na cidade de Filipos.

SE ALGUMA COMUNHÃO NO ESPÍRITO. O “se” repetitivo do escritor aponta para a possibilidade de haver ou não estas coisas nos corações dos irmãos em Filipos. Paulo esperava que houvesse essa comunhão entre os seguidores de Cristo, com o Espírito de Deus. Essa comunhão é representada pelo novo nascimento que o Espírito Santo produz na vida de todos aqueles que se tornam novas criaturas em Cristo Jesus.

SE ALGUNS ENTRANHÁVEIS AFETOS. Além da comunhão que deve haver entre os cristãos e o Espírito de Deus, deve haver também comunhão entre todos aqueles que seguem o os passos de Cristo. A igreja precisava desta unidade em um mesmo Espírito para vencer as perseguições impostas pelos inimigos e opositores do cristianismo.

E COMPAIXÕES. Muitos dos seguidores do Senhor Jesus tiveram seus bens confiscados pelo governo de Roma, e com isso, passaram a enfrentar tremendas dificuldades, daí a necessidade de que a compaixão de uns para com os outros fosse exercida na prática, com ações e atos de generosidade. Tinha que haver compaixão entre todos os cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...