quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Filipenses 2:2

Filipenses 2:2 - Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.
COMPLETAI. O que mais incomodava o apóstolo Paulo, não eram suas algemas, nem tão pouco o fato de se encontra preso, por defender o evangelho de Cristo e o cristianismo. O que estava neste momento preocupando o coração do missionário dos gentios, era justamente a falta de comunhão entre todos os cristãos de Filipos. O que o autor esperava a partir daquele momento era de que, os seguidores de Cristo naquela igreja se unissem no mesmo propósito, em serem fieis ao Senhor Jesus, naquele momento difícil para a igreja de Cristo. Era momento de união e não de divisão.

O MEU GOZO. Paulo sabia que já tinha completado a sua missão, e que tinha feito o que Cristo havia lhe determinado que fizesse, com isso, se sentia feliz por cumprir com sucesso seus trabalhos missionários no mundo gentílico. Sentia-se contente por ver que havia contribuindo para o crescimento do reino de Cristo no mundo, e como enviado aos gentios, tinha fundado muitas igrejas em vários lugares. Todavia, para que ele desfrutasse desta felicidade até o fim, precisava saber que os cristãos estavam se apoiando mutuamente, para vencerem as lutas pelo reino de Cristo.

PARA QUE SINTAIS O MESMO. O que o escritor desta carta desejava profundamente era de que, todos os remidos em Cristo sentissem as mesmas coisas, que todos estavam passando. A causa era a mesma, todos estavam passando por perseguições dos Judeus e romanos, a pressão era muito grande para barrar o crescimento do cristianismo na terra, os servos de Cristo estavam tendo seus bens confiscados pelo Estado romano, a pobreza era generalizada. A situação era desconfortável para todos de igual modo, e se alguém estava sofrendo, todos tinham que estarem juntos na mesma batalha.

TENDO O MESMO AMOR. Somente o amor era capaz de amenizar os sofrimentos e as perseguições, que as igrejas estavam passando naquele momento de tribulação. Desde o ministério de Cristo, que o povo de Deus vinha aprendendo que deveriam ser praticantes do amor fraternal, em cumprimento da lei de Cristo. Os apóstolos haviam ensinado em todas as igrejas, que assim como devemos amar a Deus, também precisamos amar ao nosso próximo como a nós mesmo. Este amor fraternal tinha que sair da teoria e passar a ser uma prática habitual entre todos.

O MESMO ÂNIMO. A igreja de Cristo em Filipos, não podia fracassar neste momento de provações e perseguições. Era momento de levantar a cabeça e persistir em busca do reino de Deus e das coisas que são de cima. Eles tinham conhecimento do exemplo de Cristo, que lutou com resignação até o último momento, e também tinham conhecimento dos sofrimentos e perseguições, que o próprio Paulo já havia passado, e estava passando neste momento, em que se encontrava preso. Coragem era a palavra de ordem para vencerem as dificuldades que estavam surgindo.

SENTINDO UMA MESMA COISA. Paulo conclama os seguidores do Senhor Jesus em Filipos, para que estejam todos unidos em um mesmo propósito, porque se eles fracassassem. a missão de Paulo naquele lugar, não teria o sucesso que era desejado. Os cristãos de Filipos precisavam ser movidos pelo amor fraternal e pelo bom ânimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...