quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Filipenses 1:17-18

Filipenses 1:17-18 - Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.
MAS OUTROS, POR AMOR. Paulo vinha escrevendo sobre os falsários do evangelho ao falar: Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas agora ele elogia os que pregam o evangelho por amor. Os que pregam o evangelho por amor devem receber toda credibilidade. Mas quem prega a palavra por dinheiro é um mercenário, falsário e enganador. Quem já se viu ganhar dinheiro para fazer as coisas para Deus? Devemos ao Senhor até os cabelos da nossa cabeça. Quem cobra para pregar o evangelho já esta dizendo quem é. Para o escritor desde comentário é o pior tipo de gente que há no mundo, seja ele quem for.

SABENDO QUE FOI POSTO. Paulo faz uma defesa pessoal da sua chamada. Os que pregavam o evangelho de forma legítima e pura reconheciam de que, o apóstolo tinha sido posto pelo próprio Cristo como um defensor incansável das boas novas do evangelho do Senhor Jesus. Diferente dos que pregavam o evangelho de forma dúbia e com segundas intenções, que tentavam macular o testemunho do fundador da comunidade cristã em Filipos, o apóstolo Paulo. Porem, o exemplo histórico do cristianismo ultrapassou a barreira do tempo e comprovou de que Paulo foi um guerreiro em prol do evangelho de Cristo Jesus, com as boas novas de Deus.

PARA DEFESA DO EVANGELHO. A isto se pode dar o nome de uma verdadeira “batalha” que teve que enfrentar rotineiramente o apóstolo em defesa do evangelho de Cristo. Teve que enfrentar inúmeras vezes os Judeus mais radicais e defensores da legislação mosaica para lhes comprovar de que Jesus de Nazaré era realmente o Messias prometido por Deus. E o pior é que Paulo foi duramente perseguido pelo império romano, ao ponto de ser por diversas vezes preso em defesa da fé que anunciava. Passou por muitas tribulações, perseguições e perigos de morte.

MAS QUE IMPORTA? CONTANTO QUE CRISTO SEJA ANUNCIADO DE TODA MANEIRA. Contudo, ele passa uma borracha e diz não se importar com nada do que já passou em defesa do evangelho. O importante mesmo é que o Senhor Jesus seja anunciado de todas as maneiras. O bom é que o evangelho seja anunciado pelos que pregam por amor, sem segundas intenções, nem para tirarem proveito dele. Como nem tudo fica perdido, até mesmo os que usam de engano para pregar, que assim seja.

OU COM FINGIMENTO OU EM VERDADE. O escritor descreve neste ponto de sua carta dois grupo dos que anunciam o evangelho. Os que pregam a palavra com fingimento, que são aqueles que na realidade nem cristãos verdadeiros são, quanto mais pregadores sobre Cristo. E os que pregam a Cristo e anunciam o evangelho em verdade. Estes são legítimos representantes do reino de Cristo e não mercenários.

NISTO ME REGOZIJO, E ME REGOZIJAREI AINDA. Mas, que o evangelho seja anunciado de todas as maneiras, para que os que vivem alienados de Deus possam conhecer a Cristo. Mesmo estando preso, mas isso, redundava em alegria e felicidade para o apóstolo e missionário, Paulo. Esse era o seu maior prazer e contentamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...