terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

2 Pedro 3:6

2 Pedro 3:6 - Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio.
PELAS QUAIS COISAS. O apóstolo se refere à ignorância e incredulidade dos ímpios que se rebelam contra Deus e o seu reino. Na época em que Deus fez vir o dilúvio sobre o mundo antigo, os seres humanos quase em sua totalidade estavam submersos nas trevas do pecado e dominados pela corrupção do mundo. O que prevalecia era justamente a alienação da raça humana dos planos e propósitos do Criador. Os seres humanos viviam ao bel prazer, porque haviam dado as costas para o Deus único e verdadeiro, que é juiz dos vivos e dos mortos, que pratica justiça e juízo.

PERECEU. O dilúvio foi um sinal de destruição determinado pelo Criador em resposta a petulância dos seres humanos que achavam que eram donos do pedaço, sem atentarem de que existe um governador universal de todas as coisas. O planeta terra foi completamente coberto com as águas do dilúvio e com isso os seres vivos pereceram e principalmente os seres humanos, restando apenas Noé e a sua família com os animais e aves que estavam dentro da arca. Deus é amor e misericórdia, mas também é um fogo consumidor, e quando ele derrama sua ira, tudo perece.

O MUNDO DE ENTÃO. Os hereges mostravam todas as coisas mais antigas da natureza e zombaram dos cristãos, alegando que não haveria julgamento da parte de Deus para com a humanidade nem com o mundo de então. Todavia, o escritor demonstra para os seus leitores de que este mesmo mundo que agora existe será um dia julgado e destruído, para dar lugar a uma nova terra, assim como aconteceu na época do grande dilúvio, que fez perecer os moradores da terra. Este mesmo mundo de então se reserva para a destruição e para o derramamento da ira de Deus.

COBERTO. O escritor do primeiro livro da bíblia nos conta essa história em Gênesis 7:17-20 - E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra. E prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as águas. E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos. Quinze côvados acima prevaleceram às águas; e os montes foram cobertos. Nada, a não ser a arca feita por Noé ficou acima das águas que prevaleceram sobre a terra. Tudo ficou submerso nas águas do dilúvio.

COM AS ÁGUAS. A ciência não tem uma explicação para este fenômeno sobrenatural que ocorreu com as águas do dilúvio e do planeta terra. Até porque a ciência tem afirmado que a água não se multiplica, e que a mesma quantidade que existe hoje é a mesma que havia nos tempos de Noé. Mas isso aconteceu pela intervenção de Deus.

DO DILÚVIO. O dilúvio foi um fato histórico real que aconteceu na verdade com a história da humanidade. Esta foi a maior catástrofe já registrada desde que há homens sobre a terra. A ciência confirma que houve a mudança dos polos terrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...