quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Filipenses 1:3-4

Filipenses 1:3-4 - Dou graças ao meu Deus todas às vezes que me lembro de vós. Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas.
DOU GRAÇAS. Os seguidores de Cristo, naquela cidade de Filipos eram como a coroa de glória dos trabalhos missionários de Paulo. O apóstolo os via cada um individualmente como sendo pedras preciosas de sua coroa, no alcance crescente da graça de Deus sobre aquele povo. A cidade de Filipos, que antes da chegada do evangelho era completamente dominada pela depravação pagã, e agora,o apóstolo ver no meio daquela sociedade, pessoas transformadas pelo poder do evangelho, pregado por Paulo, redundava em ações de graças para com Deus.

AO MEU DEUS. Paulo reconhecia de que, o sucesso de sua missão evangelizadora em Filipos não se devia a nenhum apoio externo de nenhum outro líder religioso, nem tão poucos aos seus esforços pessoas em anunciar as boas novas de salvação. Todavia, olhava para cima, para o seu Deus, com gratidão em seu coração pelos frutos colhidos de onde não se esperava. Paulo foi muito perseguido pelos seus compatriotas Judeus mais radicais, e pelo império romano, e ao que tudo indica, passou muitas vezes até perigo de morte pelo evangelho que pregava. E ver o crescimento e o desenvolvimento do seu trabalho em Filipos era para ele motivo de agradecer a Deus.

TODAS ÀS VEZES. Certamente que este era um ato contínuo da parte de Paulo, orar incessantemente pelos seus filhos e filhas na fé, que estavam na cidade de Filipos. Apesar de sempre estar se deslocando de cidade para cidade em busca de novos campos missionários, além é claro, de visitar as cidades já evangelizadas por ele, aonde fundou comunidades cristãs. Paulo tinha o zelo extremo em cuidar, mesmo a distância, do bem estar espiritual dos que se convertiam ao cristianismo por terem ouvido a sua pregação, das boas novas do evangelho de Cristo.

QUE ME LEMBRO DE VÓS. Podemos conjecturar de que, a imagem de cada um dos discípulos de Cristo na cidade de Filipos estava bem gravada na memória do grande apóstolo e missionário do Senhor. E pelo conteúdo desta missiva podemos ainda ter a certeza de que, eram boas as lembranças do apóstolo sobre aquela igreja. Que, ao que tudo indica, era uma igreja sofrida e perseguida, mas que preservava na fé, mesmo tendo que passar por aflições e tribulações. Motivo impulsionador pelo qual Paulo não cessava de interceder a Deus por eles, que estavam sempre na mente do apóstolo.

FAZENDO SEMPRE COM ALEGRIA. Dificilmente um outro líder da igreja primitiva, foi mais perseguido que o apóstolo Paulo. Mas nem por isso, ele se desanimava com tais perseguições, tribulações e perigos de morte que tinha que enfrentar. Mesmo estando em um dos momentos mais difíceis de sua missão, porque tudo indica que esta carta foi escrita da prisão, ele encontrava forças em Deus, para animar a igreja de Filipos, sem deixar transparecer que estivesse desanimado. Paulo era um otimista que não se deixava vencer fácil e carregava consigo uma mensagem positivista.

ORAÇÃO POR VÓS EM TODAS AS MINHAS SÚPLICAS. Mesmo distante, mas o apóstolo estava presente no pensamento e na lembrança com todos os cristãos de Filipos. Em constante oração e súplica por eles a Deus para o Senhor abençoa-los e guarda-los. Tendo conhecimento dos sofrimentos dos seus filhos na fé, naquela cidade, o apóstolo se sente na responsabilidade de interceder por eles diante de Deus, ele e somente ele que socorre os aflitos em suas tribulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...