quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Filipenses 1:27

Filipenses 1:27 - Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.
SOMENTE DEVEIS PORTAR-VOS DIGNAMENTE. O apóstolo conclui o restante deste capítulo falando a respeito da perseverança, do amor fraternal, da humildade e da santidade. Nesta primeira frase, ele deixa transparecer de que, vai dar uma focalizada na ética cristã, em como deve se comportar a igreja de Cristo que estava na cidade de Filipos. Se portar dignamente é viver de tal maneira que posamos ser bem vistos por Deus e pelo nosso próximo, como sendo um cristão verdadeiro. É alguém olhar para a nossa vida e ver que seguimos os passos de Cristo, o grande Mestre.

CONFORME O EVANGELHO DE CRISTO. Eis aqui a carta magna dos discípulos de Cristo. Assim como os israelitas tinham a legislação mosaica, os cristãos tem o evangelho de Cristo como caminho a ser seguido, para executar a vontade do Senhor Jesus. Moisés era tido como o maior de todos os legisladores do povo de Israel, porque deixou por escrito, não somente as leis de Deus, como também uma legislação civil e social. Cristo é o nosso grande Mestre porque nos deixou ensinos a serem seguidos. Quem vive de conformidade com o evangelho de Cristo é seu discípulo.

PARA QUE, QUE VÁ E VOS VEJA. O pensamento do apóstolo neste momento era de que, se fizesse uma boa defesa perante as autoridades e fosse solto, poderia retornar a cidade de Filipos para ver e rever os irmãos. E chegando lá poder ver em loco, que todos eles estavam se portando dignamente, como verdadeiros seguidores do reino de Deus. O grande amor que o apóstolo tinha pelos seus filhos e filhas na fé daquela cidade, o constrangia a sentir um imenso desejo de ver a todos, face a face.

QUER ESTEJA AUSENTE, OUÇA ACERCA DE VÓS. Mas, se porventura não fosse possível ser solto da prisão e retornar a Filipos, pelo menos ele queria ouvir falar de que, a igreja de Cristo naquele lugar estava vivendo a altura do chamado cristão. Como missionário que era Paulo vivia de lugar em lugar, pregando o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido. No entanto, carregava consigo o cuidado com cada comunidade cristã que ele fundava. Mesmo ausente procurava saber como estavam.

QUE ESTAIS NUM MESMO ESPÍRITO. Isto fala o apóstolo, sobre o modo como deveria se portar uns para com os outros, dentro da comunidade cristã. Nada de partidarismo ou faccionismo, mas todos em um mesmo espírito e sentindo uma mesma coisa. Como bem ele falou em Filipenses 2:5 – De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Era um momento de unidade e união e não de divisão. Todos com os mesmos objetivos pelo evangelho de Cristo e pelo reino de Deus.

COMBATENDO COM O MESMO ÂNIMO PELA FÉ DO EVANGELHO. Paulo estava ausente, mas se Deus lhe concedesse a oportunidade de retornar aquela igreja, queria chegar lá e ver que o número de convertidos tinha aumentando, tendo em vista o combate feito pelos cristãos de lá, em prol e pelo crescimento do evangelho. Mesmo sabendo que o apóstolo estava preso, eles não poderiam desistir da obra, que não era de Paulo, mas de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...