quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Filipenses 1:1

Filipenses 1:1 - Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos.
PAULO E TIMÓTEO. Há quem diga que os dois estivessem juntos escrevendo está carta aos Filipenses, em que Paulo citava o seu conteúdo e Timóteo era o seu amanuense, que escrevia aquilo que Paulo falava. O nome próprio de Paulo significa: Aquele que é pequeno, mas seu Deus é grande. O nome Timóteo significa “Honrado por Deus ou aquele que honra a Deus”, Timóteo foi companheiro e ajudante do apóstolo Paulo. Conforme pode ser visto em todas essas referencias (Atos 16:1-5; 17:10-15; 18:5; 19:21-22; 20:3-5). Recebeu instrução religiosa de sua mãe Eunice e de sua avó Lóide(2 Timóteo 1:5; 3:15). Foi pastor da Igreja de Éfeso (1 Timóteo 1:3).

SERVOS DE JESUS CRISTO. Nisto se percebe a simplicidade e a humildade destes dois homens de Deus, que longe estavam do orgulho, da prepotência e do egoísmo. Apesar de Paulo, neste tempo, já ser uma das principais lideranças da igreja primitiva e Timóteo era um grande líder da igreja cristã na cidade de Éfeso. Mas eles se consideravam apenas servos de Cristo, a serviço do reino de Deus e do Senhor Jesus.

A TODOS OS SANTOS. A partir desta frase começa Paulo e Timóteo a declarar o destino desta epístola. A todos os santos, não que os cristãos de Filipos fossem perfeitos, mas a palavra "santo", neste texto, quer dizer: Separados para Deus e ao serviço do seu reino. Os santos a quem se refere o apóstolo, não se tratava de mortos canonizados por uma instituição religiosa, mais sim, os seguidores de Cristo, vivos que faziam parte da igreja de Cristo na cidade de Filipos. Santos porque foram justificados por Cristo perante a justiça de Deus.

EM CRISTO JESUS. Esta expressão “em Cristo Jesus” se refere a todos aqueles que vivem para Cristo, porque o receberam como Senhor e Salvador de suas vidas. A palavra Cristo significa o enviado de Deus para executar o plano da salvação ou ungido de Deus para implantar a nova aliança da graça de Deus. Já o nome próprio "Jesus", quer dizer: Salvador ou aquele que veio para salvar o seu povo dos seus pecados. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, e o sobrenome Cristo fala sobre a missão do Messias de Deus no mundo.

QUE ESTÃO EM FILIPOS. A todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos. Eis aqui o endereço real do destino final desta epístola do grande apóstolo Paulo. Filipos era uma cidade da Macedônia fundada por Felipe II, pai de Alexandre, o Grande, no ano de 358 a.C. Foi a primeira cidade da Europa que ouviu a pregação de um missionário cristão (Atos 16:6-40). A partir de então os campos missionários foram abertos.

COM OS BISPOS E DIÁCONOS. Além dos santos que estavam em Cristo à carta vai destinada também aos bispos e aos diáconos. Bispos quer dizer: Dirigentes de uma igreja local. Também eram chamados de presbíteros, só mais tarde na história do cristianismo que eram chamados de supervisores ou superintendentes regionais. Já os diáconos eram aqueles que estavam ao serviço da igreja local. Os diáconos nos tempos primitivos eram servos da igreja e auxiliavam aos dirigentes locais, nos serviços sociais da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...