quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Filipenses 1:7

Filipenses 1:7 - Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho.
COMO TENHO POR JUSTO. Paulo tinha uma sensibilidade aguçada em termos de afeição por aqueles que se convertiam ao cristianismo em ouvir a sua pregação das boas novas do evangelho. E reconhece que não pode de forma alguma deixar de lembrar-se da cooperação e do auxílio que os cristãos de Filipos lhes prestaram. Não seria justo da parte do grande apóstolo e missionário cristão esquecer-se de orar e suplicar pelos seus filhos e filhas na fé que conquistou naquela cidade. O seu desejo é que o Senhor completasse a obra de confirmação da fé na vida de todos que faziam parte daquela igreja.

SENTIR ISSO DE VÓS TODOS. É como se o escritor desta carta abrisse totalmente o seu coração e suas entranhas para contar o segredo do seu mais íntimo. Estando distante em viagem missionária, e provavelmente neste momento na prisão, por não poder estar junto deles, mas sentia o desejo de ouvir dizer que estavam todos bem e firmes no evangelho do Senhor Jesus. O seu anelo é que o Senhor suprisse as suas necessidades espirituais para continuarem buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima, como mais preciosas do que as terrenas e materiais.

PORQUE VOS RETENHO EM MEU CORAÇÃO. Nesta expressão alegórica o escritor demonstra a grandeza do seu coração em guardar a todos os seguidores de Cristo dentro de seu coração. É claro que esta é uma linguagem metafórica, mas que expressa muito bem o amor e afeto que o apóstolo tinha pelos irmãos de Filipos. Como ele mesmo escreveu anteriormente era mais que justo reter a todos no mais íntimo do seu ser, até porque ele recebeu tratamento vip quando esteve entre os cristãos de Filipos. Ninguém ficava de fora do coração do apóstolo, nem os mais importantes nem os menos nobres.

POIS TODOS VÓS FOSTES PARTICIPANTES DA MINHA GRAÇA. Diferente de outros campos missionários, em Filipos havia unanimidade sobre a autoridade apostólica de Paulo, ao ponto de todos se darem as mãos em cooperar com suas atividades ministeriais naquela cidade. Quando ele fala sobre “todos” é que a igreja em peso cooperava com o ministério de Paulo, tanto em apoio logístico, quanto em apoio financeiro, apesar de ele não aceitar depender financeiramente da igreja, é tanto que ele trabalhava em serviços seculares para manter-se e não ser pesado a ninguém.

TANTO NAS MINHAS PRISÕES COMO NA MINHA DEFESA E CONFIRMAÇÃO DO EVANGELHO. Paulo foi de fato um dos líderes da igreja cristã primitiva que mais foi perseguido por causa do evangelho de Cristo Jesus, chegando muitas vezes a ser preso por fazer apologia das boas novas de salvação em Cristo Jesus. É provável que quando esteve evangelizando na cidade de Filipos tenha passado por algumas destas prisões. Porem encontrou apoio dos irmãos em defendê-lo das acusações de que era vítima dos seus opositores. A frase “em confirmação do evangelho”, quer dizer que, as testemunhas que foram perante as autoridades defender a Paulo, o defendiam com a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...