quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Filipenses 1:28

Filipenses 1:28 - E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus.
EM NADA VOS ESPANTEIS. No texto anterior, o escritor recomenda que os cristãos de Filipos, se dedicassem no combate da fé do evangelho. Agora, ele dá início a este versículo, alertando de que os irmãos não se espantassem com aqueles, que resistem à mensagem das boas novas sobre Cristo. E o apóstolo foi quem mais enfrentou este problema, dos opositores do evangelho da nova aliança. É tanto que ele se encontrava preso, por defender a Cristo e o seu evangelho. Do mesmo modo, os cristãos de Filipos estavam sujeitos, a passarem por estas mesmas perseguições.

DOS QUE RESISTEM. Jesus fundou o cristianismo que veio com força total. E no primeiro momento esta nova religião representou uma ameaça direta ao judaísmo, razão porque Jesus foi perseguido e morto com o apoio dos Judeus. Com a expansão do cristianismo para outras localidades além das fronteiras de Israel. A nova religião passou a ser alvo dos ataques do império romano, que além de ter determinado a morte de Cristo passou a perseguir e a matar os seus seguidores. Neste tempo, Roma fazia a imposição de sua religião oficial, “que não era o cristianismo”, em todo o seu domínio. Até 312 d.C. Roma não aceitava o cristianismo, mas tentava acabar com ele.

O QUE PARA ELES, NA VERDADE. Quem já leu o livro, “As catacumbas de Roma”, sabe que naquele país tinha mais de 500 km de galerias subterrâneas, onde a maioria dos cristãos viviam escondidos nas cavernas, para escaparem das perseguições do império romano. Durante os três primeiros séculos da era cristã, o cristianismo sobreviveu sob muita pressão dos Judeus e dos romanos, além é claro, das religiões de cada cidade onde se chegava com a mensagem do evangelho de Cristo Jesus. Depois de 312 d.C. o império político de Roma foi entrando em decadência, mas foi substituído pelo império religioso, que começou a se espalhar para as demais nações do mundo, até os dias de hoje. O antigo império político de Roma é o mesmo império religioso de hoje, a babilônia misteriosa.

É INDÍCIO DE PERDIÇÃO. Os que resistem ao evangelho de Cristo, perdem a oportunidade de ter a esperança de vida eterna e de salvação. Esta perdição, citada pelo escritor desta carta, diz respeito a tudo que representa de negativo, na vida de todos aqueles que rejeitam ao evangelho, e deixam de receberem a Cristo em suas vidas. Esta perdição, pode significar conforme o evangelho, a perdição eterna, morte eterna ou separação eterna do Deus da vida. É a segunda morte.

MAS PARA NÓS DE SALVAÇÃO. O que para os inimigos do evangelho, e da igreja de Cristo, representa perdição. Do outro lado, para nós, significa salvação e vida eterna. Porque aqueles que vivem para Cristo e o seu evangelho, tem a esperança de que, as perseguições que passamos por causa do nome de Cristo, resultará em glória eterna. Os que foram perseguidos ou mortos pelo evangelho serão recompensados.

E ISTO EM DEUS. Esta salvação da qual Paulo escreveu, nos ensina que ela vem de Deus em Cristo Jesus. E isto vem de Deus. Ninguém na realidade é digno desta salvação, mas tudo provem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo. Por isso que o evangelho afirma que, a salvação é pela graça, que é um favor não merecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...