quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

2 Pedro 3:1

2 Pedro 3:1 - Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero.
AMADOS. Essa era uma forma comum de tratamento entre todos os cristãos primitivos, principalmente das lideranças da igreja para com os irmãos. A igreja do primeiro século tinha em mente os ensinos de Cristo sobre o mandamento do amor fraternal, até porque os apóstolos ainda estavam entre o povo e cuidavam em transmitir pessoalmente esse desejo de Cristo para a sua igreja. Cristo ensinou que, na mesma intensidade em que amamos a Deus, devemos também amar nosso próximo.

ESCREVO-VOS AGORA. Pedro já havia escrito o seu primeiro tratado ou primeira carta, para tratar dos assuntos de interesses da igreja do Senhor Jesus e das doutrinas cristãs. E vendo a necessidade de trazer a tona novos temas, agora ele novamente se dispõe a escrever mais uma vez para que os ensinos por ele transmitidos ficassem registrados para os séculos futuros. Os ensinos transmitidos de forma oral, com o passar do tempo caem no esquecimento ou são distorcidos. Mas o que foi escrito em obra literária permanece até os dias de hoje de forma original.

ESTA SEGUNDA CARTA. Há no entanto, uma certa controvérsia entre os comentaristas do Novo Testamento quanto a primeira e a segunda carta da qual o autor se refere. Tem os defensores de que, a primeira epístola foi escrita para os cristãos Judeus e essa segunda para os cristãos gentios. Como também existe a tese de que outra carta havia sido escrita por Pedro, mas que foi perdida e não faz parte do Cânon do Novo Testamento. E o terceiro grupo, são daqueles que afirmam de que esta carta estava dividida em duas partes e que foram escritas e enviadas em ocasiões diferentes.

EM AMBAS AS QUAIS DESPERTO. Seja como for, os objetivos de ambas as quais eram os mesmos, em gerar um despertamento na igreja e nas lideranças do cristianismo sobre temas importantes. Dentre as autoridades apostólica de Jerusalém, Pedro ocupava posição de destaque entre o grupo e dentre os missionários enviados ao mundo gentílico, ele só perdia para Paulo, que foi pioneiro em missões. Portanto, Pedro tinha autoridade para despertar a igreja nas doutrinas do evangelho cristão.

COM EXORTAÇÃO. A palavra “exortação” neste ponto tem mais o sentido de conselho, do que o seu próprio significado nos dias de hoje. Os ensinos transmitidos por Cristo e em seguida pelos seus apóstolos e demais líderes da igreja cristã primitiva chegavam aos seus destinatários (ouvintes ou leitores) em forma de conselhos amorosos, uma vez que a fragrância do amor fraternal reinava entre todos, como algo de grande valor.

O VOSSO ÂNIMO SINCERO. O sentido destes conselhos da parte do apóstolo era de que, o ânimo mais puro dos seus leitores fosse despertado para os ensinos que lhes estavam sendo transmitidos. Essa segunda carta foi escrita com o objetivo de combater os ensinos heréticos dos gnósticos e dos místicos das religiões pagãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...