domingo, 22 de fevereiro de 2015

2 Pedro 3:16

2 Pedro 3:16 - Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
FALANDO DISTO. O autor desta carta está afirmando que, as coisas que agora ele está recomendando aos seus leitores eram as mesmas coisas que o grande apóstolos dos gentios, Paulo, também havia ensinado nas igrejas e por meio dos seus escritos. Ao escrever esta carta, Pedro não estava agindo diferente de Paulo nem dos demais escritores do Novo Testamento. Fazendo-se um estudo comparativo entre as cartas de Pedro e as de Paulo, chegamos a conclusão de que estes assuntos abordados por Pedro também foram citados por Paulo, que teve uma grande participação na escrita do Cânon do Novo Testamento, bem como das doutrinas cristãs da igreja primitiva.

COMO EM TODAS AS SUAS EPÍSTOLAS. Em termos de epístolas do Novo Testamento, Paulo foi na realidade quem escreveu o maior número delas. Isso porque as epístolas, em sua grande maioria foram escritas para as igrejas do mundo gentílico, como Paulo foi o maio missionário em campos missionários transculturais de sua época, ele tratava dos assuntos de interesse das igrejas por ele fundadas, por meio de suas epístolas, cartas ou missivas. É de comum acordo entre os estudiosos do Novo Testamento que, Paulo escreveu treze epístolas do Canon do Novo Testamento.

ENTRE AS QUAIS HÁ PONTOS DIFÍCEIS DE ENTENDER. Pedro se refere desta forma sobre os escritos de Paulo, porque ele tinha uma outra visão do evangelho de Cristo. Assim como Paulo foi enviado a ser missionário entre os gentios, Pedro foi designado por Cristo a exercer o seu ministério mais direcionado entre os Judeus. Cristo e o seu grupo apostólico concentraram suas atividades ministeriais junto ao Israel de Deus, enquanto que Paulo foi comissionado a levar as boas novas ao mundo gentílico.

QUE OS INDOUTOS E INCONSTANTES TORCEM. Pedro se refere aos judaizantes, aos falsos mestres gnósticos, aos líderes das religiões pagãs e aos místicos das religiões naturais, que procuravam distorcer as mensagens pregadas por Paulo, bem como seus escritos enviados as igrejas cristãs por ele fundadas. Os hereges de início até se tornaram seguidores do cristianismo, mais deixaram a graça de Cristo por outros interesses. Eles se desviaram do evangelho e estavam a serviço de suas antigas religiões.

E IGUALMENTE AS OUTRAS ESCRITURAS. Assim como faziam em distorcerem os escritos de Paulo, do mesmo modo, manipulavam as profecias messiânicas das antigas literaturas religiosas do judaísmo para negarem que Jesus era o Messias. O cristianismo sobreviveu porque Cristo é Senhor, mas foi de todas as formas atacado.

PARA SUA PRÓPRIA PERDIÇÃO. Os hereges e opositores do cristianismo, agiam em nome do judaísmo, do gnosticismo, do paganismo, e do misticismo, mas não para o seu próprio bem, nem dos seus prosélitos, mas para a sua própria condenação e ruína, isso porque estavam a serviço do império das trevas e do mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...