sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

2 Pedro 3:2

2 Pedro 3:2 - Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador.
PARA QUE VOS LEMBREIS. O escritor está lembrando aos seus leitores sobre os motivos pelos quais ele já escreveu a sua primeira carta e agora esta escrevendo esta segunda. As controvérsias abordadas pelo autor já eram temas recorrentes entre os destinatários desta epístola, e ao que tudo indica o apóstolo já havia tratado destes mesmos assuntos pessoalmente, ou por meio de sua carta anterior da qual ele descreve no texto anterior. O que Pedro estava fazendo agora era apenas relembrando aos seus leitores sobre as polêmicas que novamente abordava em sua carta.

DAS PALAVRAS QUE PRIMEIRAMENTE FORAM DITAS. Na história de Israel, percebe-se que Deus sempre procurou se comunicar de uma forma ou outra com o seu povo. Neste tempo em que o apóstolo escreveu sua carta, o Cânon do Velho Testamento já estava completo e em circulação por todas as partes, enquanto que grande parte dos livros do Novo Testamento também já circulavam pelas igrejas cristãs. Sem falar nas tradições orais que se contavam de boca em boca a respeito dos acontecimentos que já eram previstos e que estavam se dando no tempo da igreja primitiva.

PELOS SANTOS PROFETAS. Pode-se dizer que o escritor se refere aos profetas da velha dispensação da lei, como também aos profetas da igreja primitiva que eram usados pelo Espírito de Deus para desvendar os acontecimentos em andamento. Os profetas de Deus sempre foram pessoas que comunicaram as previsões que estavam de acordo com a vontade e o plano de Deus para com os homens. E eles são chamados de santos, não porque fossem perfeitos, mas sim, porque eram separados para Deus e para o serviço do seu reino, além do mais eram separados do mundo.

E DO NOSSO MANDAMENTO. Pedro não disse: Do meu mandamento, mas quando ele se refere a “nosso”, então se reporta ao grupo de apóstolos do Senhor Jesus que ficaram na incumbência de transmitirem os mandamentos de Cristo, bem como as predições dos antigos profetas a respeito da nova dispensação da graça. Certamente o escritor discorre neste ponto sobre os ensinos do grupo apostólico e de tudo que concerne ao conteúdo do evangelho e das doutrinas cristãs.

COMO APÓSTOLOS. No período da igreja primitiva, os apóstolos tiveram uma importância fundamental na fundação e desenvolvimento do cristianismo. Depois da ascensão do Senhor Jesus para se assentar a destra de Deus, os apóstolo, (incluindo Paulo, que também era reconhecido como apóstolo) deram continuidade à obra do cristianismo, baseados nas profecias messiânicas e nas profecias escatológicas dos antigos profetas de Deus. De maneira que, no primeiro século eles foram importantes.

DO SENHOR E SALVADOR. Pedro, assim como os demais do grupo dos doze, (incluindo também Paulo) era apóstolo do Senhor e Salvador Jesus Cristo. A palavra “Senhor” se referindo ao Cristo de Deus, descreve sobre o seu Senhorio e domínio na a igreja e sobre todas as coisas. E quando o evangelho chama Cristo de Salvador, isso está de conformidade com o seu próprio nome “Jesus” (Mateus 1:21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...