quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Filipenses 1:20

Filipenses 1:20 - Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.
SEGUNDO A MINHA INTENSA EXPECTAÇÃO. Paulo estava absolutamente centrado nos últimos fatos que o cercava ao ponto de expressar aquilo que se passava no seu pensamento e mente no tocante o que poderia lhe acontecer. A simples leitura deste texto que está diante de nós, nos faz saber de que o apóstolo estava mais uma vez enfrentando perigo de morte. O império romano tinha como objetivo destruir o cristianismo já em seu nascedouro, razão porque foi Roma quem mais matou cristão em toda a história do mundo. Isto é comprovado pela história do cristianismo.

E ESPERANÇA. No entanto, mesmo estando encarcerado e enfrentado perigo de aniquilamento o apóstolo se alimentava da esperança que mais uma vez o Senhor o pudesse livrar dos seus algozes perseguidores. Como um missionário cristão voltado para a propagação das boas novas de Cristo tinha o sonho de ainda alcançar muitos lugares e inúmeras vidas com o evangelho da libertação. O mundo diz: A esperança é a última que morre, mas para quem vive pela fé a esperança nunca morre.

DE QUE EM NADA SEREI CONFUNDIDO. Enfrentando tribulação, prisão e perigo de morte, além de ter que enfrentar a todo o momento as autoridades políticas e religiosas, a confiança de Paulo era que jamais seria confundido em todos os seus embates e lutas que enfrentava por causa do evangelho de Cristo. A defesa que o apóstolo fazia em prol de Cristo e de seu evangelho era sólida e tinha como testemunho milhares de pessoas que se convertiam ao cristianismo. Por isso que ele estava seguro de que não seria envergonhado no momento de sua defesa.

ANTES, COM TODA CONFIANÇA. Neste período em que Paulo estava enfrentando seus opositores ele era submetido a intensos interrogatórios pelas autoridades romanas e judaicas, e até certo ponto, pressionado a negar a fé que tanto defendia. Mas, como das outras vezes, ele juntou sua esperança e confiança e tinha certeza de que tudo ia sair bem. Ele estava pronto psicologicamente para o que desse e viesse.

CRISTO SERÁ, TANTO AGORA COMO SEMPRE, ENGRANDECIDO NO MEU CORPO. Foi Paulo quem escreveu uma das maiores declarações de um cristão verdadeiro. Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Para ele o viver é Cristo e o morrer também.

SEJA PELA VIDA. Paulo estando vivo representava desfalque para o inferno, uma vez que aonde ele chegava tinha por costume anunciar as boas novas sobre Cristo. E isto era uma ameaça ao judaísmo, como também a antiga religião oficial do império romano. Se Deus o livrasse mais uma vez da prisão ele continuaria fazendo missões.

SEJA PELA MORTE. Mas também aceitava o caso se fosse ter que morrer pelo nome de Cristo. Porque tanto as suas prisões quanto a sua morte serviria de estímulo aos que lhe conheciam para continuarem fazendo os trabalhos que ele deu início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...