segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

2 Pedro 3:11

2 Pedro 3:11 - Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade.
HAVENDO, POIS. O autor escreveu com tanta convicção que não restou dúvidas em suas expressões sobre o que havia de vir no dia do Senhor, que acontecerá durante a grande tribulação, que também é conhecido como o dia da vingança de Deus sobre os seus inimigos e opositores. Apesar de ser uma profecia escatológica para os fins dos tempos, mas Pedro escrevia sobre estes fatos como se fosse acontecer já no seu próprio tempo de vida na terra. Ele sabia que a terra e os céus cósmicos vão passar pela prova de fogo, em que os seus elementos ardendo em labaredas se desfarão.

DE PERECER. O escritor usa neste ponto o mesmo verbo que descreve a destruição do mundo antigo, antediluviano para descrever o que haverá de acontecer com os céus e a terra que hoje existem. Assim como os seres vivos que estavam fora da arca de Noé pereceram com as águas do dilúvio, não será diferente com tudo que há sobre a terra e os céus atmosféricos de hoje. Todos os seres vivos perecerão para dar lugar a uma nova terra e um novo céu atmosférico. A destruição será avassaladora e sobremodo terrível, ao ponto de nem no espaço cósmico escapar ninguém.

TODAS ESTAS COISAS. Pedro se refere ao próprio evento do dia da ira de Deus, o que a escatologia chama de grande tribulação. Os céus, com suas galáxias, seus planetas e cometas, o sol, a lua, as estrelas, os asteroides e demais elementos que compõem o sistema solar, tudo há de ser destruído. Assim bem como a terra, com todos os seus sistemas, simples ou complexos, seja em solo ou nos oceanos e mares, tudo o que há na terra, há de perecer durante a grande tribulação, inclusive a raça humana.

QUE PESSOAS VOS CONVÉM SER. Agora, o apóstolo muda o foco e se dirige aos seus leitores como sendo pessoas que não devem participar desta destruição em massa. O seu conselho é de que os seguidores de Cristo atentem bem para tudo que vai acontecer nestes últimos dias, no sentido de, serem pessoas diferentes, a fim de participarem do arrebatamento da igreja de Cristo e escaparem da destruição.

EM SANTO TRATO. Essa expressão chama a atenção dos leitores de Pedro para que estes revejam suas formas de tratarem das coisas de Deus e viverem suas vidas dignas de participarem do arrebatamento, e com isso escaparem da grande tribulação. O que o apóstolo está aconselhando aos seus leitores é de que busquem o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima, dando prioridade ao amor incondicional ao Deus único e verdadeiro, praticando o amor fraternal para com todos sem distinção.

E PIEDADE. O evangelho trata do tema “piedade”, como sendo a forma de vida religiosa que alguém deve ser praticante. Não é como muitos interpretam em dar esmolas com o intuito de aliviar o peso da consciência das sequelas da vida pecaminosa, nem fazer isso com a intenção de barganhar com Deus em busca do seu perdão. Ser piedoso neste caso é viver de tal forma a realizar a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...