domingo, 15 de fevereiro de 2015

2 Pedro 3:10

2 Pedro 3:10 - Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
MAS O DIA DO SENHOR. Neste ponto de sua epístola, o apóstolo Pedro não está se referindo ao dia da volta de Cristo para arrebatar a sua igreja, mas sim do dia da ira de Deus sobre o mundo, para tomar vingança dos ateus e de todos aqueles que zombam das coisas do seu reino. Este dia será conhecido no futuro próximo como o dia da grande tribulação, que não corresponde a um dia de 24 horas, mais sim, a um período de tempo, de 24 meses, ou seja, três anos e meio, no calendário dos homens. Isso se dará após o arrebatamento da igreja de Cristo Jesus, o Salvador.

VIRÁ COMO O LADRÃO DE NOITE. Esta é uma figura de linguagem usada pelo autor para representar a surpresa com que se dará este evento. Porque na realidade os que forem atingidos por esta catástrofe avassaladora, não estarão esperando, nem acreditarão que isso possa acontecer. Já o fato de se referir a noite, nos fala sobre as trevas que haverá de cobrir a terra neste período sombrio da humanidade. Uma outra figura do ladrão vindo a noite para roubar é que ele vem preparado para destruir a tudo e a todos que possam se postar a sua frente.

NO QUAL OS CÉUS PASSARÃO COM GRANDE ESTRONDO. Provavelmente vai haver uma desordem cósmica em todo o universo com os seus planetas se chocando entre si, em absoluta catástrofe mundial. Os estudiosos da escatologia nos fazem saber que o planeta central do universo, o sol, estará lançando suas larvas solares em todas as direções do universo, atingindo os demais componentes do sistema solar e das galáxias. Este estrondo referido pelo autor diz respeito ao choque entre os planetas do universo, uma verdadeira desordem de proporções universal e cósmica.

E OS ELEMENTOS ARDENDO SE DESFARÃO. Estes “elementos” certamente dizem respeito ao próprio sol, responsável pelo aquecimento e derretimento dos demais planetas, a lua, as estrelas, cometas, asteroides, galáxias, e outros elementos do sistema solar, conhecidos ou não pela astronomia. Os planetas, cometas, asteroides e etc. estarão de forma incendiária se chocando uns com os outros, como uma figueira sacudida pelo vendo, em que os seus figos caem livremente sobre a terra.

E A TERRA E AS OBRAS QUE NELA HÁ. O que vai acontecer com a terra e o que nela há? A nossa casa, chamada terra será terrivelmente atingida por essa desordem universal, ao ponto desta terra, que hoje existe, dar lugar a uma nova terra, conforme a mensagem do evangelho escatológico nos ensina. Tudo que existe de mais belo e portentoso neste tão grande planeta será destruído pelo furor e pela ira do Deus, que é juiz dos vivos e dos mortos, que toma vingança dos seus inimigos.

SE QUEIMARÃO. A terra será completamente atingida pelas labaredas de fogo consumidor, assim como tudo que nela há, inclusive todos os ímpios que nela estarão habitando neste período negro da história da humanidade. O mundo antigo, antediluviano foi destruído pela água. Todavia, o mundo de então será destruído pelo fogo, conforme o evangelho da verdade e também as crenças populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...