sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Filipenses 2:3

Filipenses 2:3 - Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
NADA FAÇAIS. Paulo conhecia bem a igreja de Filipos, e apesar de agora se encontrar preso, ele tinha pleno conhecimento do que estava ocorrendo de anormal naquela igreja. As suas recomendações neste texto, são próprias de quem realmente deseja o bem da comunidade inteira, principalmente no que concerne a união entre todos neste tempo de crise contra o cristianismo. O apóstolo deseja que os irmãos estejam neutros, no sentido de se dividirem uns contra os outros, porque o momento era de juntar forças, em defesa da fé que uma vez foi dada aos santos. Isso era muito bom.

POR CONTENDA. O autor sabia que as contendas só tinha como resultado, o enfraquecimento da igreja de Cristo. Não era momento dos irmãos falarem mal uns dos outros, nem de contenderem entre si, como se fosse uma casa dividida, pelo contrário, como todos estavam passando pelas mesmas perseguições deveriam era apoiar uns aos outros em todos os sentidos. O Senhor Jesus falou que, um reino dividido contra si mesmo, a tendência é ser destruído. As confusões não iriam ajudar em nada, aqueles que estavam sendo maltratados e oprimidos pelos opositores.

OU VANGLÓRIA. Ao que tudo indica havia alguns da igreja de Filipos, que por ocuparem posições de destaque perante a sociedade, e contar com alguns privilégios diante das autoridades romanas, se vangloriavam sobre os menos favorecidos da igreja, dizendo que não passariam por nenhum tipo de problema, como os demais. Por outro lado, existiam aqueles mais exaltados que insultavam as autoridades, movidos pelo sentimento de ser mártir, porque se criou neste tempo, um movimento de que os líderes da igreja deviam morrer por Cristo. Com isso buscavam morrer pelo evangelho.

MAS POR HUMILDADE. Ninguém precisava morrer como mártir da igreja primitiva, para ter sua recompensa no reino dos céus. O grande líder do cristianismo, Jesus Cristo, já havia feito isso em prol da sua igreja. O próprio Paulo escrevendo aos Romanos ele deixou registrado de que, os seguidores do reino de Deus devem ser sujeitos e respeitarem as autoridades. Se alguém tivesse que morrer por amor ao evangelho, que assim fosse, porem com humildade e simplicidade, como Cristo deixou o exemplo.

CADA UM CONSIDERE OS OUTROS. O conselho do escritor era de que, a arrogância não prevalecesse entre todos os cristãos de Filipos. O respeito é o melhor comportamento que deve haver entre todos aqueles que fazem parte do reino de Cristo. Paulo procurava lembrar aos irmãos de que, o seu direito só vai até onde começa o direito do outro. Os de posições mais elevadas tinham que considerar os que ocupavam posições inferiores na igreja, como também todos tinham que ter respeito e consideração pelas autoridades, que eram constituídas por Deus para tais finalidades.

SUPERIORES A SI MESMO. É provável que, algumas das autoridades eclesiásticas da igreja de Filipos estivessem se vangloriando de suas posições na comunidade, para desrespeitarem as autoridades políticas e civis do estado. Como também há quem diga que estes mesmos líderes da igreja, se julgavam superiores aos demais membros da comunidade cristã, e desprezavam os cristãos comuns da igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...