segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

1 Coríntios 4:1-2

1 Coríntios 4:1-2 - Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.
QUE OS HOMENS. Não dá para distinguir se Paulo está falando a respeito dos homens de um modo geral, ou se ele está se dirigindo aos seus oponentes na igreja cristã de Corinto, ou ainda se ele se refere apenas aos irmãos que faziam parte da igreja de Cristo naquela cidade. Seja como for, mas as pessoas devem olhar com respeito e consideração para os ministros do evangelho. Mas para isso, os homens de Deus, eles mesmos é que devem fazer por onde ganhar o respeito de todas as pessoas.

NOS CONSIDEREM. A sociedade deve olhar para um ministro do evangelho e vê-lo como um astro que brilha intensamente neste mundo de trevas. Lamentavelmente, nos dias de hoje, muitos dos que se dizem ministros de Cristo, tem feito dos seus ministérios uma profissão, além dos escândalos que tem envolvidos os que se rotulam de ministros do evangelho. Tudo isso tem ofuscado o brilho dos ministros de Cristo.

COMO MINISTROS DE CRISTO. No pensamento de Paulo, ser um ministro de Cristo é ser um fiel representante do reino de Cristo nesta terra. Na época da igreja primitiva, ser ministro de Cristo era ser um apóstolo, bispo, profeta, evangelista, doutor, pastor, presbítero e etc. O ministro de Cristo é aquele que está potencialmente envolvido com o evangelho de Cristo e que realiza a obra da igreja de Cristo Jesus.

E DESPENSEIROS. Na realidade, um ministro de Cristo também pode ser chamado de sacerdote, porque ele é um canal de benção da parte de Cristo para os outros. Ser um despenseiro do reino de Cristo é por meio do que fala e do que faz e pratica levar o evangelho da salvação a todos com quem tem contato ou convive. O despenseiro também é um profeta de Deus que repassa para os outros as revelações divinas.

DOS MISTÉRIOS DE DEUS. A palavra de Deus afirma que, o Senhor não fará nada, sem antes revelar seus segredos aos seus servos, os profetas. Portanto, os verdadeiros ministros de Cristo são focos e raios de luzes que revelam os mistérios de Deus. As coisas de Deus são mistérios, que o homem natural não entende, daí a importância dos ministros de Cristo para como luz do mundo, iluminar os filhos dos homens.

ALÉM DISSO, REQUER-SE DOS DESPENSEIROS. É fundamental que os ministros do evangelho deem o melhor testemunho possível diante da sociedade e principalmente diante da igreja, isso porque, se requer que os despenseiros de Deus sejam luz do mundo e sal da terra. O ministro do evangelho de Cristo deve ser um espelho para todos aqueles que desejam trilhar a verdade do evangelho, como também para todos.

QUE CADA UM SE ACHE FIEL. Percebe-se a responsabilidade que os ministros de Deus têm diante dos seus deveres para com a obra de Deus nesta terra. Quando um membro menos influente da comunidade cristã peca, em muitos casos, só prejudica a ele próprio. Mas quando um chamado ministro do evangelho escandaliza, isso reflete negativamente, na vida de muitas outras pessoas. Por isso que se exige que os ministros de Cristo sejam fieis em tudo, quanto ao seu ministério e a vida cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...