terça-feira, 28 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:10

1 Coríntios 1:10 - Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
ROGO-VOS, POREM, IRMÃOS. O apóstolo Paulo estava dando início a uma nova secção de seus escritos. Falando desta feita sobre as dissensões que haviam na comunidade cristã da cidade de Corinto. Como o escritor desta epístola se considerava o pai na fé dos irmãos da igreja de Corinto, ele tomava a liberdade de os exortarem a respeito de como deveriam se comportar uns com os outros. Mas para que não transparecesse de que ele estava usando da autoridade que lhe cabia, como fundador da igreja naquela comunidade. Humildemente lhes lançava rogos em forma de solicitação para que eles se unissem com os mesmos objetivos. Além de lhes chamar de irmãos numa atitude de igualar-se aos seus pares, no sentimento de humildade.

PELO NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Percebe-se claramente o quanto Paulo em tudo buscava honrar o poderoso nome de Cristo Jesus. Por isso que ele escreveu em Colossenses 3:17 - E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Quanto ao Senhorio de Cristo, nos diz a palavra do Senhor em Filipenses 2:11 - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Sobre “Jesus Cristo” Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e Cristo é o adjetivo que fala dos seus atributos e principalmente de sua missão como sendo o Messias de Deus. O nome de Jesus Cristo é o mais poderoso.

QUE DIGAIS TODOS UMA MESMA COISA. Uma das igrejas que Paulo implantou em suas viagens missionárias e que mais recebeu instruções sobre o conteúdo da nova aliança de Deus com os homens por meio de Cristo, foi justamente a igreja cristã na cidade de Corinto. Todavia, ao que tudo indica estava havendo confusão no repasse destes ensinos por parte dos que ficaram responsáveis pelo discipulado cristão naquele lugar. Ou alguns dos pregadores que por lá estavam passando estavam falando de um outro evangelho, do qual Paulo não havia pregado e ensinado.

E QUE NÃO HAJA ENTRE VÓS DISSENSÕES. Enquanto o apóstolo estava presente, a coisa ia muito bem entre os líderes daquela comunidade cristã. Mas como Paulo era um missionário que cumpria missões evangelizadoras no mundo gentílico. Ao sair começavam as contendas entre os líderes da igreja. O que prevalecia era o racha e as divisões entre aqueles que deveriam contribuir para a unidade da comunidade de Cristo. Cada um que pregava uma coisa e ensinavam doutrinas deferentes.

ANTES SEJAIS TODOS UNIDOS EM UM MESMO PENSAMENTO. Como neste período ainda não havia um Novo Testamento pronto como temos hoje. Geralmente se utilizavam dos elementos do antigo pacto que foram absorvidos pela nova aliança. Com isso dependiam das interpretações alegóricas que se davam das antigas Escrituras para os novos ensinos da nova dispensação implantada pelo Messias de Deus.

E EM UM MESMO PARECER. O que Paulo desejava realmente era de que os irmãos, os líderes que ensinavam e pregavam na igreja cristã que estava na cidade de Corinto se unissem nos discursos, nas ideias e nos conceitos. Sem dissensões nem contendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...