quinta-feira, 2 de novembro de 2017

2 Coríntios 11:26

2 Coríntios 11:26 - Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos.
EM VIAGENS MUITAS VEZES. Como missionário transcultural, Paulo tinha que executar seus trabalhos missionários em várias partes do mundo. Por isso que foi consagrado pela história do cristianismo como um dos maiores missionário dos tempos da igreja primitiva, isso porque, evangelizou toda a Europa, Ásia e em outras partes do mundo civilizado de sua época. Estava sempre viajando e pregando.

EM PERIGOS DE RIOS, EM PERIGO DE SALTEADORES. Muitas vezes teve que atravessar o mar mediterrâneo, mas também viajou muitas vezes pelos rios, como principais vias de transporte daquela época. E em muitos lugares tinham as gangues de salteadores, ladrões e bandidos que viviam a saltear os barcos e navios, como também nas estradas, por onde viajavam as pessoas, em suas mais diversas atividades.

EM PERIGO DOS DA MINHA NAÇÃO. Em defesa do judaísmo, religião oficial dos judeus, foi que os compatriotas de Paulo lhe perseguiram. Os judeus, tendo crucificado e matado o Senhor Jesus, depois disto passaram a perseguir a todos os seguidores do cristianismo. Como Paulo era uma das principais lideranças do cristianismo no mundo gentílico, aonde ele chegava com o evangelho, os judeus o perseguiam sempre.

EM PERIGO DOS GENTIOS. Certamente, o escritor se reporta sobre o império romano, que em todos os lugares por onde Paulo passava pregando o evangelho de Cristo, as autoridades romanas o perseguiam. Bem como sobre os falsos líderes das seitas heréticas do paganismo, que se sentiam ameaçadas pelo evangelho pregado por Paulo, que fazia com que as pessoas deixassem o paganismo pelo cristianismo.

EM PERIGOS NA CIDADE, EM PERIGOS NO DESERTO. As cidades antigas eram totalmente controladas pelas autoridades romanas, bem como pelas autoridades religiosas locais. Como os trabalhos de Paulo era levar o evangelho as pessoas, então ele buscava evangelizar na zona urbana, porem, muitas vezes tinha que sair fugindo para os desertos para não ser morto, pelos seus adversários que o perseguiam.

EM PERIGOS NO MAR. Não há dúvida que o apóstolo dos gentios se reporta sobre o Mar Mediterrâneo, que era uma via de acesso da Palestina para a Europa e também para a Ásia, aliais, essa era a única rota a ser tomada. Além de que, Paulo teve que fazer muitas viagens na Ásia Menor entre suas cidades, e isso era feito atravessando o mar. Muitas dessas viagens eram feitas enfrentando tempestades e os piratas.

EM PERIGO ENTRE OS FALSOS IRMÃOS. A igreja de Corinto era um exemplo de como Paulo teve que enfrentar muitas perseguições dos falsos irmãos, que se infiltravam no meio do povo de Deus para investirem contra o apóstolo dos gentios. Muitas das lideranças de Jerusalém, depois que descobriram que Paulo já havia fundado muitas comunidades cristãs no mundo gentílico, passaram a invadir os campos missionários de Paulo, e com isso, se levantavam contra a pessoa de Paulo e o seu ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...