segunda-feira, 6 de novembro de 2017

2 Coríntios 12:3-4

2 Coríntios 12:3-4 - E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe). Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.
E SEI QUE O TAL HOMEM. Continua então, o autor falando sobre suas experiências para com Deus, que o dava autoridade a fim de que, seus inimigos dentro da igreja de Cristo que estava em Corinto, deviam analisar tais colocações, a fim de chegarem à conclusão que Paulo efetivamente não fazia a obra de Deus baseado em argumentos humanos, mas sim, com um direcionamento diretivo de Deus, uma vez que, o evangelho por ele anunciado nos campos missionários era uma revelação de Deus.

SE NO CORPO, SE FORA DO CORPO. Estas experiências de arrebatamentos aconteceram com alguns dos profetas do Velho Testamento, em que o homem entra em transe, como que perdendo os sentidos humanos, entrando uma dimensão espiritual para receber o conhecimento divino. Este é um tipo de contado com o ser divino de Deus, em que o ser humano fica como que anestesiado, sem intender nada.

NÃO SEI, DEUS SABE. Por isso que Paulo diz que não sabe o que aconteceu quanto ao homem natural, ao ser humano em essência que ele era neste momento do arrebatamento. Quando o escritor diz que Deus sabe, ele quis dá a entender que Deus era testemunha do que ele estava testemunhando. E que o fato era verdadeiro e que aconteceu dentro de uma realidade, que ele podia falar como experiência pessoal.

FOI ARREBATADO. Conforme o que se sabe sobre este tipo de experiência, é como se a pessoa humana ficasse fora de si mesma, em que o seu espírito se desloca do seu corpo físico, passando a ser levado pelo poder de Deus a outra dimensão da existência. Muitas pessoas que tem a experiência perto da morte, contam testemunho de como seus espíritos são levados por anjos ou pelo próprio Cristo para verem e ouvirem coisas espirituais, que não são coisas terrenas, mas coisas do céu.

AO PARAÍSO. As crenças dos hebreus, antes da vida de Cristo eram de que, este paraíso era a parte boa do hades, onde ficava o seio de Abraão. Na ressurreição de Cristo, pelo poder de Deus, o Senhor Jesus transportou este tal paraíso para uma posição elevado, quanto a terra, nas regiões celestiais. Mas, este paraíso sobre o qual fala o escritor neste texto, diz respeito às dimensões espirituais de Deus e de Cristo.

E OUVIU PALAVRAS INEFÁVEIS. Certamente o escritor está falando de acesso à presença mais próxima de Deus e de Cristo, nas regiões celestiais, onde ele teve o privilégio de ouvir palavras profundas, que não se ouve nesta dimensão da vida terrena. O escritor fala de palavras boas, palavras de esperança e de vida. Por isso que Paulo teve uma compreensão mais profunda das boas novas do evangelho de Cristo.

QUE AO HOMEM NÃO É LÍCITO FALAR. Paulo se refere ao homem de carne e osso, ou ao homem natural, por isso que ele fala sobre um homem que assumiu uma outra dimensão da existência, sendo arrebatado, para ter condições de ouvir tais palavras, que por um ser humano natural, não seria possível compreender. Por isso que ele fala consigo mesmo, como se fosse duas pessoas, assumindo duas realidades da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...