terça-feira, 7 de novembro de 2017

2 Coríntios 12:7

2 Coríntios 12:7 - E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
E PARA QUE NÃO ME EXALTASSE. Toda honra, e toda a glória pertence ao Deus eterno e ele não da sua glória a ninguém, nem mesmo aos seus mais excelentes ministros, isso porque, Paulo não era qualquer um, haja vista que, ele foi muito significativo no reino de Cristo, como missionário pioneiro nos campos transculturais dos gentios, ou seja, no mundo inteiro. Deus deu ao apóstolo um limite para que ele reconhecesse que tudo que ele fazia e executava era pelo poder e força do Deus Todo-poderoso.

PELA EXCELÊNCIA DAS REVELAÇÕES. Conforme declarou no início deste capítulo, o apóstolo dos gentios foi arrebatado até ao paraíso, ou terceiro céu, e ouviu palavras profundas da parte de Deus, revelando a ele coisas importantes sobre os mistérios celestiais. O que foi revelado a Paulo, nenhum dos depois apóstolos, nem mesmo os mais excelentes de Jerusalém, tiveram o mesmo privilégio que o apóstolo dos gentios.

FOI-ME DADO. Tudo que acontece na vida de um verdadeiro servo de Deus tem a permissão do Senhor. Aprendemos isso com o testemunho de Jó, bem como com a vida do apóstolo Paulo. O inimigo de Deus e dos homens só toca na vida de um servo de Deus, se assim o Senhor Deus Criador permitir. Portanto, podemos tirar a lição que, Deus mantem o controle total sobre a nossa vida, até mesmo sobre as aflições.

UM ESPINHO NA CARNE. O ser humano é constituído de Alma, espírito e corpo, o que a teologia chama de tricotomia. No caso de Paulo, ele foi atingido em seu corpo orgânico, o que ele chamou de carne. Este espinho, nos fala de algo doloroso, quem sabe uma enfermidade que lhe causava muito sofrimento, mas que funcionava como um tutor, que lhe ensinava que ele era um ser humano como qualquer outro da terra.

A SABER, UM MENSAGEIRO DE SATANÁS. O testemunho de Paulo nos faz compreender que por traz dos nossos sofrimentos pessoais, muitas vezes tem o dedo do nosso arque inimigo. Não se pode demonizar todas as enfermidades como sendo a presença de um ou mais demônios no corpo de uma pessoa, mas onde há a presença do mal que causa sofrimento, entende-se que tem a influência do adversário.

PARA ME ESBOFETEAR. O escritor usa uma expressão muito forte, ao afirmar que tal influência negativa do adversário por meio de uma enfermidade dolorosa, lhe servia como uma tapa na cara, com o fito de lhe humilhar. Certamente os opositores de Paulo, fora e dentro das igrejas lhe lançavam em rosto, o fato de ele dizer que era um apóstolo de Cristo, mas que não tinha a capacidade de se curar a si mesmo.

A FIM DE NÃO ME EXALTAR. Por fim, o apóstolo dos gentios revela suas limitações, em que Deus lhe deu poderes extraordinários, principalmente no revelar dos conhecimentos dos mistérios do seu reino, mas com isso, lhe pôs limites. O limite imposto por Deus na vida de Paulo funcionou, e a sua vida é um exemplo de humildade, de simplicidade, como um dos mais excelentes dos apóstolos da igreja primitiva. Ele tratava seus amigos de ministério com igualdade e a igreja com amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...