sábado, 18 de novembro de 2017

2 Coríntios 13:7

2 Coríntios 13:7 - Ora, eu rogo a Deus que não façais mal algum, não para que sejamos achados aprovados, mas para que vós façais o bem, embora nós sejamos como reprovados.
ORA, EU ROGO. O autor expressa seu mais íntimo desejo no desenrolar dos acontecimentos em Corinto, a partir do recebimento desta sua carta e com a visita de seus enviados, que além de darem continuidade a campanha de ação social em prol dos carentes de Jerusalém, eles também procurariam consertar coisas erradas que estavam ocorrendo naquela igreja. De forma que, quando lá o apóstolo chegasse, as demandas contrárias já estivessem solucionadas dentro da paz e harmonia possível.

A DEUS. Além de que, isso já fazia parte das orações de Paulo a Deus, no sentido de que o Senhor tocasse nos corações dos seus filhos na fé, com o objetivo de que estes se consertassem naquilo que estavam errados. Como Paulo era um homem humilde, certamente, ele também orava a Deus para que seus próprios oponentes naquela igreja se convertessem dos seus maus caminhos e deixassem de falar mal dele.

QUE NÃO FAÇAIS MAL ALGUM. Uma vez que, os adversários de Paulo se arrependessem verdadeiramente de seus erros, o que o escritor esperava era de que, perdoassem os seus ofensores. Porque assim sendo, não haveria necessidade de que nenhuma providência mais forte fosse tomada contra quem quer que seja, e assim, as demandas seriam resolvidas da melhor forma possível, pelo bom censo e paz.

NÃO PARA QUE SEJAMOS ACHADOS APROVADOS. Essa colocação feita por Paulo nos faz entender que, os irmãos de Corinto não precisavam tomar partido ao lado de Paulo contra seus adversários, no sentido de defenderem ao fundador daquela comunidade cristã. A oração de Paulo a Deus é que os próprios seus oponentes em Corinto tomassem consciência de que estavam sendo injustos com Paulo e se arrependessem.

MAS PARA QUE VÓS FAÇAIS O BEM. No teor geral desta carta, percebe-se o desejo de justiça da parte de Paulo aos seus oponentes, mas isso, não significa que ele desejasse o mal dos seus opositores. Por isso é que ele expressa nesta sua colocação de que, não quer que os seus filhos na fé façam o mal a quem se levanta contra ele, mas que o mal seja pago com o bem. Essa é a lei de Cristo, o amor fraternal com todos.

EMBORA NÓS SEJAMOS. O escritor tinha sua consciência tranquila de que era inocente diante de todas as acusações feitas pelos seus desafetos, além de também saber que não tinha feito o mau a quem quer que seja, até porque, suas atividades evangelísticas naquela cidade de Corinto, desde o primeiro momento, foi sempre pelo bem-estar de todos. Nada na mente do apóstolo lhe acusava de culpa neste negócio.

COMO APROVADOS. Aprovado pelos seus próprios feitos, porque o escritor sabia o bem que tinha feito em prol dos seus filhos e filhas na fé, que faziam parte da igreja de Cristo em Corinto. Aprovado pelos seus leitores que o conheciam de perto e sabiam do bem que o apóstolo havia feito a todos eles. E aprovado por Deus, por meio da manifestação do poder divino na realização de suas atividades naquele lugar. Nem mesmo as difamações poderiam desfaze as obras benéficas já realizadas por Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...