quarta-feira, 1 de novembro de 2017

2 Coríntios 11:24-25

2 Coríntios 11:24-25 - Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo.
RECEBI. Pelos irmãos da igreja de Cristo que estava em Corinto, nem precisava de tal relatório que o autor passa a expor, até porque todos conheciam seu testemunho de como já havia sofrido pelo nome de Cristo e por pregar o evangelho das boas novas por onde passava. Mas, os comentaristas concordam de que, o escritor está fazendo seu relatório por escrito, para que os líderes da igreja local de Corinto tivessem provas reais do testemunho que Paulo já havia dado pessoalmente em todas as igrejas.

DOS JUDEUS. Antes de se converter ao cristianismo, o apóstolo dos gentios fazia parte do tradicional judaísmo, que era a religião dos judeus, e como fariseu que era, defendia a unhas e dentes sua religião. Porem, tendo se convertido ao verdadeiro cristianismo, os seus compatriotas passaram a ser seus maiores perseguidores, isso porque, com muito mais zelo, Paulo passou a pregar sobre sua nova religião.

CINCO QUARENTENAS DE AÇÕES MENOS UM. A lei de Moisés estabelecia as regras para o castigo de açoites em Deuteronômio 25:1-3 - Quando houver contenda entre alguns, e vierem a juízo, para que os julguem, ao justo justificarão, e ao injusto condenarão. E será que, se o injusto merecer açoites, o juiz o fará deitar-se, para que seja açoitado diante de si; segundo a sua culpa, será o número de açoites. Quarenta açoites lhe fará dar, não mais; para que, porventura, se lhe fizer dar mais açoites do que estes, teu irmão não fique envilecido aos teus olhos.

TRÊS VEZES FOI ACOITADO COM VARAS. Já este tipo de castigo era aplicado pelas autoridades romanas, geralmente a quem infligisse às leis de Roma. Segundo a colocação feita pelo autor, os romanos eram seus segundos maiores inimigos, isso porque, o cristianismo não foi aceito como religião até o ano de 312 de nossa era cristã, quando Constantino fez o casamento entre o estado e a igreja de Cristo Jesus.

UMA VEZ FOI APEDREJADO. É perfeitamente provável que Paulo se reporte ao que Lucas escreveu em Atos 14:19 - Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto. Não fora o milagre de Deus, Paulo já era.

TRÊS VEZES SOFRI NAUFRÁGIO. Como o apóstolo dos gentios era um missionário transcultural, e, portanto, tinha que viajar para vários países em suas atividades evangelísticas, e naquela época, o principal meio de transporte eram os navios. Assim sendo, não há dúvida que Paulo tenha enfrentado várias situações perigosas nos mares. Estes naufrágios não são os registrados em atos capítulo vinte e sete.

UMA NOITE E UM DIA PASSEI NO ABISMO. A história do profeta Jonas nos fala sobre algo parecido, quando se diz que ele foi submergido ao inferno. Porem, neste caso de Paulo, não quer dizer a mesma coisa, mas é que o apóstolo dos gentios, por conta destes naufrágios que ele teve que passar, em algum deles, teve que ficar a boiar sobre a água do mar, distante das margens, flutuando a deriva, sem rumo nem tino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...