quarta-feira, 8 de novembro de 2017

2 Coríntios 12:10

2 Coríntios 12:10 - Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
POR ISSO SINTO PRAZER NAS FRAQUEZAS. Por isso, é uma continuação do que o autor vinha dizendo no texto anterior em que ele reafirma que, a graça de Cristo era mais importante para ele, do que a falsa sensação de glória pessoal, uma vez que, em suas fraquezas o poder de Cristo se manifestava em seu ministério. Para Paulo era mais conveniente conviver com suas limitações, com suas dificuldades, com seus problemas, tendo que lhe dar no dia a dia com uma enfermidade, e com o sofrimento.

NAS INJÚRIAS. Paulo não tinha culpa de ter que conviver com uma enfermidade em sua carne, mais mesmo assim, seus oponentes o acusavam de ser incapaz de dar conta de suas atividades. Por isso que os falsos apóstolos queriam se apossar da igreja de Cristo em Corinto, acusando ao apóstolo dos gentios de ter abandonado aquela comunidade cristã. O que representava uma injúria contra o servo de Deus. Paulo.

NAS NECESSIDADES. Quem conhece bem o que Paulo expressa sobre seu ministério, sabe que ele não aceitava ser sustentado pelas igrejas por ele fundadas, e nem por quem quer que seja. Ele trabalhava com suas próprias mãos, na construção de tendas, a fim de não ser pesado a ninguém, nem mesmo as igrejas de Cristo. Por isso que ele fala em suas necessidades, quando tinha que fazer grandes viagens missionárias.

NAS PERSEGUIÇÕES. Antes de se converter ao cristianismo, Paulo era seguidor do judaísmo, tendo deixado a religião dos seus pais, então passou a ser perseguido de forma implacável pelos judaizantes. Além do mais, o império romano o perseguia dia e noite, como também os líderes das antigas religiões pagãs, porque Paulo representava uma ameaça contra eles. Por fim, os falsos irmãos também o perseguiam nas igrejas.

NAS ANGÚSTIAS POR AMOR A CRISTO. Para ser o apóstolo dos gentios, Paulo não tinha uma vida nada fácil, até porque para exercer seu ministério independente, passava por muitas dificuldades. Muitas vezes esse seu grande amor por Cristo e por seu evangelho fazia com que o apóstolo passasse por muitas injustiças dos seus próprios compatriotas judeus, além de conviver com as perseguições internas.

PORQUE QUANDO ESTOU FRACO. A lógica do ministério de Paulo era de que, quanto mais dificuldades ele enfrentava por amor a Cristo, mais ele recebia de força para fazer e executar a obra de Deus. Isso representava para o nosso escritor estabilidade em seu ministério, uma vez que, ele não dependia das circunstâncias externas para cumprir sua missão, mas ele era completamente dependente das providências de Deus.

ENTÃO SOU FORTE. Essa mesma frase foi escrita, pelo mesmo Paulo positivista, que mesmo estando preso, chegou a dizer: Poso todas as coisas naquele que me fortalece. Quanto maior fossem as dificuldades para Paulo, mais o poder de Cristo estava em operação para que ele executasse suas atividades em prol da igreja de Cristo. Quem vive pela fé que opera milagres, não se detém diante dos obstáculos, porque seus alvos serão atingidos, Deus trabalha por aquele que nele espera (Isaías 64:4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...