sexta-feira, 3 de novembro de 2017

2 Coríntios 11:27-28

2 Coríntios 11:27-28 - Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.
EM TRABALHOS E FADIGAS. Lembrando que, o autor está fazendo uma exposição por escrito de suas atividades em prol do reino de Deus e das igrejas por ele fundadas no mundo gentílico. Desde que começou suas atividades de evangelização dos campos missionários transculturais, que o apóstolo dos gentios não cessava de pregar o evangelho das boas novas, por todas as partes do mundo civilizado de sua época, e isso gerava no seu dia a dia muita fadiga, porque ele deseja cumprir sua missão.

EM VIGÍLIAS MUITAS VEZES. Estas vigílias podem ser vistas de duas maneiras. Primeira como uma boa tradição do cristianismo primitivo em buscar a Deus por meio de orações, o que muitas denominações fazem nos dias de hoje. Depois, essas vigílias eram noites sem dormir, por conta das perseguições que o apóstolo passava, desta forma, ele ficava vigilante, no sentido de escapar dos seus algozes inimigos.

EM FOME E SEDE, EM JEJUM MUITAS VEZES. Esta fome podia ser pela falta de alimentos, uma vez que, Paulo era muito pobre economicamente, isso porque, o que ele ganhava construindo tendas, ele gastava com suas viagens missionárias, depois ele não aceitava ajuda financeira das igrejas para exercer seu ministério. Mas em outros momentos, ele passava fome e sede e jejuava porque estava muito ocupado, nas labutas da obra de Deus, pregando o evangelho e discipulando os novos convertidos.

EM FRIO E NUDEZ. Aquela região do planeta terra, em determinada época do ano realmente é muito fria. E como Paulo sempre estava de viagem para alcançar o maior número de cidades com o evangelho de Cristo, então, ele não tinha como se manter acomodado em uma residência para se aquecer nas lareiras. Em outras situações, ele não tinha condições de comprar roupas adequadas para combater o frio intenso.

ALÉM DAS COISAS EXTERIORES. Certamente, o escritor se reporta sobre as perseguições que ele enfrentava dentro e fora das igrejas cristãs de sua época, em que os judeus seus compatriotas não cessavam de lhe perseguir, isso porque Paulo representava uma ameaça contínua contra o tradicional judaísmo. Além das autoridades romanas que buscavam ocasião para prenderem e até matarem a Paulo.

ME APRIME CADA DIA. Além de ter que lidar com os seus adversários externos, como os judeus, as autoridades romanas e os líderes das seitas heréticas do paganismo, o apóstolo dos gentios tinha que combater as infiltrações dos falsos obreiros que buscaram invadir as igrejas fundadas por Paulo e seus amigos de ministério. Sem contar que os falsos mestres gnósticos também geravam muitos problemas nas igrejas.

O CUIDADO DE TODAS AS IGREJAS. Muitas comunidades cristãs já haviam no mundo gentílico, tantas que, ficava difícil para Paulo manter o controle de todas elas, além de continuar evangelizando novos campos missionários. A partir deste momento já se despontava uma onda de invasões das igrejas fundadas por Paulo, pelos líderes da igreja matriz de Jerusalém. Lidar com isso, não era nada fácil para o apóstolo Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...