sexta-feira, 10 de novembro de 2017

2 Coríntios 12:13

2 Coríntios 12:13 - Pois, em que tendes vós sido inferiores às outras igrejas, a não ser que eu mesmo vos não fui pesado? Perdoai-me este agravo.
POIS, EM QUE TENDES VÓS SIDO. O autor chama a atenção dos seus leitores para um ato comparativo, entre a igreja de Corinto e as demais que faziam parte dos seus campos missionários transculturais. E se fosse necessário, poderiam também fazer a comparação com as igrejas da Judeia em que eram administradas pelos apóstolos de Jerusalém. Se fosse feito tal comparativo, podia se perceber que a igreja de Cristo em Corinto era muito mais desenvolvida do que as demais comunidades cristãs.

INFERIORES AS OUTRAS. O trabalho feito por Paulo e seus amigos de ministério naquela cidade foi completo, desde os primeiros momentos em quando esteve em Corinto para pregar o evangelho das boas novas, que houve dedicação também ao discipulado cristão, de forma que, em outros momentos, em visitas posteriores, da mesma maneira o apóstolo dos gentios fez de tudo para implantar aquela igreja.

IGREJAS. Pode ser que Paulo esteja se referindo as outras igrejas daquela mesma região da grande Macedônia, ou pode ser que ele esteja falando das demais igrejas por ele fundadas no mundo gentílico, ou das igrejas fundadas em Israel pelos líderes de Israel. Mas o que podemos pensar é que comparada as demais igrejas cristãs, aquela comunidade cristã não era inferior a nenhuma delas, pelo contrário era superior.

A NÃO SER QUE EU MESMO. O fato que o apóstolo dos gentios passa a notificar, como algo que ele não praticava naquela igreja de Corinto, não diminuía ela das demais igrejas. A realidade é que os costumes das igrejas gentílicas não eram os mesmos das igrejas que estavam ligadas as lideranças de Israel. As igrejas compostas de Judeus convertidos ao cristianismo, estavam passando por um momento entre o tradicional judaísmo dos hebreus para a nova religião implantada por Cristo, o cristianismo.

VOS NÃO FUI PESADO? Com isso, Paulo quis dizer que não havia recebido ajuda financeira daquela igreja por seus trabalhos feitos naquele lugar. Este era um sistema de trabalho implantado por Paulo nas igrejas fundadas por ele no mundo gentílico. Ele, Paulo, trabalhava com suas próprias mãos, na fabricação de tendas para se manter e manter seu ministério, e isso era o que prevalecia nas igrejas fundadas por Paulo.

PERDOAI-ME. Não que fosse necessário Paulo pedir perdão aos seus leitores pelo fato de não ter recebido deles ajuda financeira para pregar o evangelho naquele lugar. Mas o escritor usa de zombaria com aqueles que estavam explorando os irmãos de Corinto, quando cobravam para pregar a palavra de Deus. Paulo admitia que as lideranças de Jerusalém recebessem alimentos, mas não salários para pregar (1 Coríntios 9:7-11).

ESTE AGRAVO. No judaísmo antigo, as lideranças religiosas de Israel recebiam seus sustentos para realizarem seus serviços religiosos em prol do povo de Israel. As lideranças legalistas da igreja matriz de Israel, também recebiam ajuda em forma de alimentos para administrarem as comunidades cristãs. Todavia, nas igrejas fundadas por Paulo e seus amigos de ministério, isso não funcionava, porque o próprio Paulo não admitia que ninguém fizesse a obra de Deus por dinheiro, nem mesmo ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...