domingo, 12 de novembro de 2017

2 Coríntios 12:19

2 Coríntios 12:19 - Cuidais que ainda nos desculpamos convosco? Falamos em Cristo perante Deus, e tudo isto, ó amados, para vossa edificação.
CUIDAIS QUE. Os seguidores de Cristo na cidade de Corinto estavam sendo coniventes com as acusações assacadas pelos adversários de Paulo, eles que estavam praticando injustiças contra o apóstolo dos gentios. Por que, que eles estavam sendo coniventes? Porque conheciam a vida e o ministério robusto que Paulo exerceu naquela cidade, quando da fundação daquela igreja e quando lá esteve em sua segunda visita, para acompanhar o crescimento daquela igreja amada, que ele amava de forma real.

AINDA NOS DESCULPAMOS. Além de que, estavam agindo com arrogância, certamente esperando que Paulo fosse até eles para se desculpar de alguma coisa, quando na realidade o apóstolo dos gentios estava com a razão, e não eles. Por isso que não é nada fácil servir a Cristo e ao seu reino, isso porque, mesmo estando certos, muitas vezes temos que nos humilhar aos outros para não perdermos a paz.

CONVOSCO? Os oponentes de Paulo naquela igreja acusavam ao apóstolo de não amar os irmãos daquela comunidade cristã, e de tê-los abandonado à própria sorte. E tinha muita gente naquela igreja aceitando tal acusação dos adversários de Paulo, ao ponto de acharem que tudo isto era verdade. Paulo amava a todos eles, agora, ele era um missionário transcultural, que tinha que evangelizar o mundo todo dos gentios, por isso que ele não poderia ficar somente cuidando da igreja em Corinto.

FALAMOS EM CRISTO. Neste ponto, compreendemos que, alguns estavam tristes com Paulo, por conta de suas exortações por carta, como se o apóstolo escrevesse o que ele bem quisesse. Desta forma, o escritor esclarece que, escrevia de acordo com as revelações que Cristo lhe conferia. Um estudo mais criterioso dos escritos de Paulo nos faz perceber que, ele tinha a iluminação de Cristo para transmitir suas mensagens.

PERANTE DEUS. Esta colocação feita pelo apóstolo Paulo nos esclarece sobre a sua responsabilidade que tinha com suas cartas, seus escritos, e podemos dizer com suas pregações que fazia do evangelho das boas novas de Cristo. É como se ele estivesse dizendo aos seus leitores, o que vos escrevo, assim faço diante de Deus, ele que vai pedir conta de cada palavra que escrevo, por cada frase e por cada epístola escrita.

E TUDO ISTO, Ó AMADOS. Mesmos que fosse uma mensagem dura, ou como alguns dizem, uma carta severa da parte de Paulo aos seus leitores, mas o escritor estava agindo desta forma, porque queria o melhor para seus filhos na fé. Percebe-se o quanto Paulo gostava daquela comunidade cristã, quando os chama de amados, esse era de fato o tratamento que o apóstolo dava a todos os seguidores de Cristo.

PARA VOSSA EDIFICAÇÃO. Desde os primeiros momentos, quando esteve durante muito tempo na cidade de Corinto para evangelizar aquela gente, que o apóstolo sempre agiu com o sentimento de construir uma igreja forte na fé naquele lugar. Suas visitas posteriores tinham a mesma intenção de poder promover o desenvolvimento espiritual do povo de Deus. Suas cartas, duas grandes missivas, não era diferente, tinham as mesmas finalidades que era edificar a vida espiritual daquela igreja amada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...