sábado, 11 de novembro de 2017

2 Coríntios 12:15

2 Coríntios 12:15 - Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado.
EU. O escritor coloca em sua carte, neste ponto, o “eu” enfático para se destacar dos seus oponentes que agiam indubitavelmente diferentes dele. Os adversários de Paulo, que estavam infiltrados na igreja de Corinto, provavelmente eram líderes legalistas vindos das bandas de Jerusalém, que estavam se aproveitando da bondade dos seguidores de Cristo daquela igreja e tirando proveito financeiro dos fiéis. Já o apóstolo dos gentios agia de modo diferente, porque pregava o evangelho de graça.

DE MUITO BOA VONTADE GASTAREI. O que o autor desta carta já havia feito em prol daquela comunidade cristã, ele assim o fez de boa vontade, sem esperar deles nenhuma recompensa financeira, uma vez que Paulo e seus amigos de ministério não se aproveitavam das igrejas para receber salários para fazerem a obra de Deus. Paulo fala sobre quando esteve fundando aquela igreja e sobre sua outra visita ali.

E ME DEIXAREI GASTAR. Neste ponto, o apóstolo dos gentios olha para o futuro e reafirma de que ainda havia de sua parte a disposição de fazer outras visitas àquela cidade para completar a obra que ele havia iniciado, dando assistência posteriormente, mas que ainda havia muito o que se fazer naquele lugar. Paulo se coloca mais uma vez a disposição dos seus filhos na fé para fazer crescer aquela obra.

PELAS VOSSAS ALMAS. Enquanto os opositores de Paulo em Corinto exploravam os fiéis cobrando deles pelas suas atividades religiosas, porque eles tinham mesmo era a intenção de se aproveitarem da igreja de Cristo. Do outro lado, o que mais interessava para Paulo era alcançar com a palavra de Deus as vidas dos moradores daquela cidade. A intenção do apóstolo dos gentios era conduzir aquela gente ao reino de Cristo e da luz, proporcionado o desenvolvimento espiritual da igreja e seus filhos na fé.

AINDA QUE, AMANDO-VOS. O escritor acaba que, revelando o real motivo pelo qual já havia feito uma grande obra em prol da igreja de Cristo em Corinto, que era justamente o amor dele por aquelas vidas, que precisavam de salvação em Cristo Jesus. Enquanto isso, os seus adversários amavam mesmo era o dinheiro que os fiéis depositavam em suas mãos, quando estes pregavam a palavra ou faziam alguma coisa.

CADA VEZ MAIS. Antes da chegada de Tito a igreja de Corinto, os oponentes de Paulo haviam conseguido fazer um grande estrago na comunhão que havia entre Paulo e aquela igreja. Se Paulo não amasse aquela gente, simplesmente havia os abandonado, porem, como seu amor por eles só crescia cada vez mais, não desistiu, enviou a Tito para reverter as coisas, e agora estava disposto a visita-los novamente mais uma vez.

SEJA MENOS AMADO. Não se sabe se o escritor faz apenas uma crítica aos seus leitores ou se isso representava a realidade. Se realmente o que Paulo diz aqui era a verdade, então ele sente a necessidade urgente de retornar a igreja de Corinto, para reconquistar o amor dos seus filhos na fé por ele. Porque da sua parte, o amor de Paulo pelos seus filhos na fé, ia cada vez mais sendo transbordante, se desenvolvendo e crescendo dada vez mais. Era o grande amor de um pai, pelos seus filhos na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...