sábado, 11 de novembro de 2017

2 Coríntios 12:16-17

2 Coríntios 12:16-17 - Mas seja assim; eu não vos fui pesado mas, sendo astuto, vos tomei com dolo. Porventura aproveitei-me de vós por algum daqueles que vos enviei?
MAS SEJA ASSIM. O começo deste texto, complementa o que o autor vinha falando no anterior, que ele amava cada vez mais os seus filhos na fé da igreja de Cristo em Corinto, e este seu amor havia sido demostrado quando da fundação daquela igreja, e de outra visita sua aquela comunidade cristã. Mesmo sabendo que estava sendo menos amado pelos seguidores de Cristo naquele lugar, e a prova disto é que os adversários de Paulo o acusavam de várias coisas, e eles não defendiam a Paulo.

EU NÃO VOS FUI PESADO. Os oponentes de Paulo o acusavam de que ele não amava os seus filhos na fé daquela igreja, porque não recebia deles ajuda financeira. Mas este era um propósito do apóstolo dos gentios, em que ele não recebia ajuda financeira das igrejas fundadas por ele, nem de quem quer que seja para fazer a obra de Deus, e isso era regra geral também para seus amigos de ministério em todas as igrejas gentílicas.

MAS, SENDO ASTUTO. Esta era mais uma das acusações feitas contra Paulo pelos seus opositores naquela igreja, que ele havia agido desde o primeiro momento com astucia para ganhar a amizade e a consideração dos irmãos da igreja de Corinto. Porem, a realidade é que, o apostolo dos gentios agia com sabedoria e com graça, por isso que ele já havia ganhado muitas vidas para o reino de Deus com suas pregações.

VOS TOMEI COM DOLO. Mais uma acusação que os adversários de Paulo lhe faziam dentro da igreja cristã de Corinto é que ele havia enganado os irmãos, e com isso os prendido a si, ao ponto daquela igreja não aceitar outra liderança, a não ser Paulo. Os falsos apóstolos e obreiros fraudulentos queria dominar sobre aquela comunidade cristã, e quando a igreja resistia, eles acusavam a igreja de ser prisioneira de Paulo.

PORVENTURA APROVEITEI-ME DE VÓS. Desde os primeiros momentos em que Paulo esteve na cidade de Corinto para evangelizar aquela gente, e ganhar vidas para o reino de Cristo, sua intensão mais nítida era em levar com amor a mensagem de libertação aos coríntios. Em nenhum momento, o apóstolo dos gentios usou seu ministério como uma profissão para ganhar dinheiro nem praticou o comercio da fé contra a igreja.

POR ALGUM DAQUELES. Da mesma forma, quando enviou seus amigos de ministério lhes recomendou igualmente que eles não aceitassem ajuda financeira dos irmãos de Corinto, a fim de que, mais tarde não fosse acusado de se aproveitarem daquela igreja. Certamente, o escritor esta falando de seus auxiliares, Tito, Timóteo, Estéfanas, Fortunato, Acaico e outros, que foram portadores da primeira carta.

QUE VOS ENVIEI? Tendo Paulo fundado aquela igreja, ele ficou com os irmãos o tempo suficiente para preparar obreiros locais, tendo que partir para conquistar novos campos missionários, voltou a visitar outra vez aquela igreja, e jamais abandonou os seus filhos na fé, a prova disto é que sempre teve a preocupação em enviar seus amigos de ministério para saber das coisas daquela igreja. Mas, nenhum dos enviados de Paulo usou da prerrogativa de tirar proveito financeiro daquela igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...