terça-feira, 7 de novembro de 2017

2 Coríntios 12:5-6

2 Coríntios 12:5-6 - De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve.
DE ALGUÉM ASSIM ME GLORIAREI EU. É claro que Paulo está falando de sim mesmo, mas como se fosse duas pessoas, o homem natural ou humano, e o apóstolo dos gentios que era um homem espiritual. E isso não se trata de dupla personalidade, mas sim de realidades bem distintas de uma mesma pessoa. Temos o exemplo de Cristo que era cem por cento homem e cem por cento Deus. Somos cem por cento humanos, e esta é uma experiência única, mas que Cristo está sendo formado em nós.

MAS DE MIM MESMO NÃO ME GLORIAREI. Em se tratando do homem Paulo, ele sabia de que não poderia contar vantagens sobre nada, porque como ser humano que era só podia contar com suas limitações, porque era um homem frágil, cheio de defeitos, ao ponde de dizer que era o mais miserável de todos os homens. E que só servia ao poderoso reino de Cristo porque a graça de Deus o havia alcançado.

SENÃO NAS MINHAS FRAQUEZAS. Os próprios adversários de Paulo o acusavam na igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto, de ser um homem de aparência frágil, um homem destituído de beleza, nariz grande, testa chata, poucos cabelos em sua cabeça, com deficiência na visão física, que não era bom de oratória, porque tinha dificuldades para falar, tinha estrutura fraca, pelos muitos labores que enfrentava.

PORQUE, SE QUISER GLORIAR-ME. Mas, por outro lado, era um gigante espiritual, em que poucos dos líderes da igreja primitiva fizeram o que ele foi capaz de fazer em prol do reino de Cristo. Praticamente desbravou os campos transculturais dos gentios sozinha, pregando o evangelho das boas novas de Cristo em dimensões continentais, além de cuidar dos trabalhos do discipulado cristão em todas as igrejas.

NÃO SEREI NÉSCIO, PORQUE DIREI A VERDADE. O escritor chama a atenção dos seus leitores de que, ele não seria louco ou insensato se continuasse escrevendo sobre suas experiências espirituais, que já havia passado diante de Deus. Isso porque, se continuasse expondo tais experiências, não estaria falando mentiras, nem esbouçando enganos, mas sim verdades profundas, e a igreja de Corinto sabia destas realidades.

MAS DEIXO ISTO, PARA QUE NINGUÉM CUIDE DE MIM. A experiência do arrebatamento de Paulo ao paraíso ou ao terceiro céu, como ele mesmo fala, foi apenas uma pequena amostra do que ele quis falar, do que já tinha passado com as coisas de Deus, mas que ele agora muda de assunto, passando a expor suas fraquezas, em vez de gloriar-se. Percebe o escritor que não queria ser ídolo dos seus leitores.

MAIS DO QUE EM MIM VÊ OU DE MIM OUVE. A experiência e a oportunidade que o Criador nos dá de ser um ser humano é única e muito importante. A prova disto é que Deus se humanizou por meio de Jesus de Nazaré, que também era o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Era como homem cheio de fraquezas que Paulo desejava que seus leitores o vissem, a fim de não gerar idolatria entre eles quanto a sua pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...